Direitos Humanos visita Hospital Psiquiátrico em Barbacena
A Comissão de Direitos Humanos visitou nesta segunda-feira (27/03/2000), o Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge V...
28/03/2000 - 23:48Direitos Humanos visita Hospital Psiquiátrico em Barbacena
A Comissão de Direitos Humanos visitou nesta segunda-feira (27/03/2000), o Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz na cidade de Barbacena, para verificar as denúncias recebidas pelos deputados Antônio Carlos Andrada (PSDB) e Maria Tereza Lara (PT). De acordo com as informações os detentos estariam sendo vítimas de tortura e maus tratos. Os pacientes do local são condenados que apresentam problemas psiquiátricos e precisam de acompanhamento médico. Estão internados no hospital 155 homens e 34 mulheres.Durante a visita os detentos disseram que são agredidos fisicamente, além de viverem em condições inadequadas de higiene. Segundo eles as roupas de cama não são trocadas por mais de 2 meses, falta remédio e a comida é insuficiente. Os internos mostraram no corpo as marcas da violência com que são tratados. Entre os presos estão nove pessoas que já receberam alta mas não foram liberados por falta de escolta.
O deputado João Leite (PSDB) irá apresentar requerimento à Comissão de Direitos Humanos para que funcionários do manicômio sejam ouvidos, já que alguns manifestaram o desejo de dar informações mas temem retaliações por parte da administração do hospital. A Comissão também irá enviar relatório ao Ministério Público pedindo providências. Participaram da visita os deputados João Leite (PSDB), Antônio Carlos Andrada (PSDB) e Edson Rezende (PSB).
Responsável pela informação: Ana Carolina - ACS - 31-2907715