Ciclo de Debates sobre 500 anos será encerrado nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (17/03/2000) o Ciclo de Debates "Repensando o Brasil 500 Anos Depois", promovido pela Assem...

22/03/2000 - 06:09

Ciclo de Debates sobre 500 anos será encerrado nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (17/03/2000) o Ciclo de Debates "Repensando o Brasil 500 Anos Depois", promovido pela Assembléia com o apoio do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). O evento, que teve início na quinta- feira, abriu as comemorações dos 500 anos do Brasil na Assembléia Legislativa. Os dois debates previstos para hoje terão os seguintes temas: "Em busca da cidadania: 500 anos de movimentos sociais", às 9 horas; e "Brasil 2000: realidades e perspectivas", às 14 horas, no Plenário. A intenção é discutir o Brasil através de uma visão crítica, propondo alternativas para a construção da cidadania brasileira.

Os convidados são pessoas que atuam na política ou estão envolvidas com movimentos organizados e universidades no Brasil. Para o primeiro painel desta sexta-feira, que terá como coordenador o deputado Durval Ângelo (PT), estarão presentes: o ex-secretário da Cultura do Governo do Distrito Federal Hamilton Pereira (Pedro Tierra); Lucília de Almeida Neves, professora de História e de mestrado em Ciências Sociais da PUC/MG; Ênio Bohnenberger, integrante da Direção Nacional do Movimento dos Sem-Terra (MST); e a diretora do Conselho Estadual da Mulher Maria Izabel Bebela Ramos de Siqueira.

Para o segundo painel são convidados os professores de Economia do Cedeplar/UFMG e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João Antônio de Paula e Nildo Domingos Ouriques; o presidente do Conselho de Política Econômica e Social da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Lincoln Gonçalves Fernandes; e o diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rafael Freire. A coordenadora será a deputada Elbe Brandão (PSDB). Aos inscritos que comprovarem presença em 75% das palestras será fornecido certificado.


Responsável pela informação: Ana carolina - ACS - 31-2907715