Reunião Especial comemora Dia Internacional da Mulher
Representantes de movimentos e entidades de defesa dos direitos da mulher lotaram o Plenário e as galerias da Assembl...
15/03/2000 - 23:44Reunião Especial comemora Dia Internacional da Mulher
Representantes de movimentos e entidades de defesa dos direitos da mulher lotaram o Plenário e as galerias da Assembléia Legislativa na tarde desta quarta-feira (15/03/2000), durante a Reunião Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no última dia 8 de março. A homenagem foi uma iniciativa conjunta das cinco deputadas estaduais da Casa: Elaine Matozinhos (PSB), Elbe Brandão (PSDB), Maria José Haueisen (PT), Maria Olívia (PSDB) e Maria Tereza Lara (PT).A tônica de todos os pronunciamentos foi a lembrança das lutas e das conquistas dos movimentos feministas e pelos direitos da mulher ao longo dos anos, no Brasil e no mundo, e a observação de que ainda há muito que ser conquistado, pois as mulheres ainda são vítimas de toda sorte de discriminações e preconceitos. Em seu pronunciamento, o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), destacou o papel da mulher na construção de uma sociedade mais solidária. "É a solidariedade da mulher que estamos reverenciando nesta reunião", disse.
SIGNIFICADO DA DATA
No dia 8 de março de 1857, 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova York, que estavam em greve pela redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres, foram duramente reprimidas pela polícia e se refugiaram nas dependências da fábrica. Os patrões e a polícia trancaram os portões e atearam foto no prédio, matando asfixiadas e carbonizadas as 129 operárias. Devido a este fato, desde 1911 o Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março.
HOMENAGENS
Durante a reunião, 15 mulheres foram homenageadas pelo Legislativo mineiro por sua participação ativa na luta pelos direitos das mulheres, pela justiça social e pelos direitos humanos. Cada uma das deputadas indicou três lideranças para serem homenageadas. A deputada Elaine Matozinhos indicou Marta Alexandre, Neuzinha Santos e Margarida Vieira; Elbe Brandão indicou Gervacina Ferreira Santos, Jaci Ribeiro e Rita Félix Eugênio; Maria José Haueisen escolheu Janice Tameirão, Maria dos Anjos Ramos e Irmã Zoé; Maria Olívia apontou os nomes de Luiza Maria de Faria, Maria Ribeiro dos Reis e Maria das Graças Marçal; e Maria Tereza Lara indicou Ana Pascoal dos Anjos, Cleide de Lima Souza e Maria do Carmo Diniz Ferreira. Todas receberam, da Assembléia, uma placa alusiva à data. Também foram homenageadas três mulheres que presidem os diretórios estaduais de seus respectivos partidos: Jô Moraes, do PCdoB; deputada Elaine Matozinhos, do PSB; e deputada federal Maria do Carmo Lara, do PT.
COMPOSIÇÃO DA MESA
A reunião foi aberta pelo presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), posteriormente substituído pelo 2º-secretário, deputado Gil Pereira (PPB). Também compuseram a mesa dos trabalhos as deputadas Elaine Matozinhos (PSB), Elbe Brandão (PSDB), Maria José Haueisen (PT), Maria Olívia (PSDB) e Maria Tereza Lara (PT); a procuradora geral do Estado, Mizabel Derzi, representando o governador Itamar Franco; a vereadora Jô Morais (PCdoB), representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; Márcia Campos, presidente da Confederação de Mulheres do Brasil e representante da Federação Democrática Internacional de Mulheres; a tenente da Aeronáutica Lília Pacheco dos Santos, do Ciaar; a secretária de Estado do Trabalho, Maria Lúcia Cardoso; e a ex- deputada Marta Nair Monteiro, primeira mulher a exercer o cargo de deputada em Minas Gerais.
REUNIÕES EXTRAORDINÁRIA E ORDINÁRIA
Durante toda a manhã desta quarta-feira, durante a Reunião Extraordinária, e na Reunião Ordinária após a Especial em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, não houve votação em Plenário. Estava em discussão, em turno único, o veto parcial à Proposição de Lei Complementar 58, que dispõe sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros Militar. Os partidos de oposição obstruíram a votação da matéria, com diversos deputados revezando-se na Tribuna.
Responsável pela informação: Jorge Possa - ACs - 31-2907715