Assembléia promove ciclo de debates sobre gestão das águas

A Assembléia Legislativa promove, na próxima quarta-feira (22/03), às 14h, em parceria com a Frente Parlamentar Jorge...

22/03/2000 - 23:47

Assembléia promove ciclo de debates sobre gestão das águas

A Assembléia Legislativa promove, na próxima quarta-feira (22/03), às 14h, em parceria com a Frente Parlamentar Jorge Hannas Contra a Privatização de Furnas, o Ciclo de Debates "Nossas Águas, Nossa Vida". O objetivo do evento é o de discutir a importância estratégica das águas para o País e seu gerenciamento. O tema "gestão das águas" ganhou maior repercussão em Minas Gerais no início do ano passado, quando o governo federal manifestou a intenção de iniciar o processo de privatização do complexo hidrelétrico de Furnas, provocando a reação do governo e de diversos setores da comunidade mineira. O evento será realizado no Teatro da Assembléia.

A estatal, responsável por 43% da energia elétrica consumida no país, possui um conjunto de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, totalizando uma potência instalada de 8.141 megawatts. Durante o Fórum Nacional contra a Privatização de Furnas e das Águas Brasileiras, realizado pela Assembléia em maio do ano passado, o atual Secretário de Estado de Minas e Energia, Paulino Cícero, informou que em 1998 o lucro obtido pela empresa foi de R$ 453 milhões.

Demonstrando uma clara preocupação com a administração dos recursos naturais em Minas, a Assembléia promoveu e apoiou diversas ações que discutem a privatização destes recursos. A principal iniciativa do Legislativo mineiro foi a criação da Frente Parlamentar Jorge Hannas Contra a Privatização de Furnas. Lançada durante um ato público contra a privatização dos recursos hídricos, no final do ano passado, a Frente é constituída por 71 deputados estaduais e tem o objetivo de mobilizar o poder público e a sociedade contra a privatização de Furnas e assegurar o controle do Estado sobre a Usina.

TEMAS E PARTICIPANTES
O ciclo de debates será aberto pelo presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais deputado Anderson Adauto (PMDB), no Teatro do Espaço Político Cultural da Assembléia Legislativa. Os temas propostos para discussão bem como os seus respectivos expositores serão: "Água, soberania e poder" com o ex- ministro do Trabalho, Almino Affonso; "A energia e o desenvolvimento, razões técnicas para o controle estatal" com Clayton Ferraz de Paiva, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco e ex-presidente da Fundação CHESF; "A propriedade das águas do Rio São Francisco" com o deputado federal baiano, Haroldo Lima, membro da comissão de Minas e Energia e do Grupo de Trabalho sobre a Transposição das Águas do São Francisco da Câmara dos Deputados; "O Saldo das Privatizações" com Luis Pinguelli Rosa, professor da UFRJ e dirigente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Também estão confirmados os seguintes debatedores: Agenor de Oliveira - diretor da Associação dos Acionistas Minoritários das Centrais Elétricas de Furnas e diretor do Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico), Marcelo Siqueira - ex-presidente de Furnas e atual presidente da Copasa e o deputado Ivó José (PT) - primeiro secretário da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Doce. O evento será encerrado pelo deputado Alberto Pinto Coelho (PPB), coordenador da Frente Parlamentar Jorge Hannas contra a Privatização de Furnas.


Responsável pela informação: Anderson Pereira - ACS - 31-2907715