Situação de assentados em Campo de Meio é relatada

A deputada Maria Tereza Lara (PT) relatou, durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada nesta quarta-f...

14/03/2000 - 06:09

Situação de assentados em Campo de Meio é relatada

A deputada Maria Tereza Lara (PT) relatou, durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada nesta quarta-feira (01/03/2000), sua participação num ato público realizado na cidade de Campo do Meio, sul de Minas, para discutir a situação de trabalhadores rurais assentados na fazenda pertencente à Usina de Ariadinopólis. A deputada informou que no local estão acampadas, há mais de dois anos, cerca de 80 famílias e denunciou abuso de autoridade por parte do delegado local, do promotor e do juiz da região para retirar os trabalhadores da propriedade.

Segundo a deputada, durante a audiência em Campo do Meio foram decididas várias propostas para resolver o impasse. Uma delas foi a necessidade de designar um advogado para atuar como defensor público para oferecer maior isenção no processo jurídico de definição do proprietário área e do direito de uso da terra. A audiência, que foi realizada no salão paroquial do município, contou com presença de representantes do Incra, do Instituto da Terra (Iter), da igreja católica, de advogados da cidade de Varginha e ainda de lideranças sindicais e partidárias da região.

A Comissão aprovou dois requerimentos de autoria da deputada Maria Tereza Lara (PT) que solicitam apuração por parte da promotoria de justiça de Contagem de denúcia de agressão feita por policiais civis a menores, e outro solicitando ao comando da Policia Militar apuração da morte do agricultor Valmirá Nonato da Silva, que conforme denúncias recebidas pela Comissão, teria sido assassinado no último dia 2 de janeiro, na cidade de Jacinto, por policial militar.

Foram aprovados ainda 12 requerimentos de autoria da Comissão, solicitando providências e encaminhando pedidos de informações a diversas autoridades.

PRESENÇAS
Participaram da reunião a deputada Maria Tereza Lara (PT), que a presidiu e os deputados Glycon Terra Pinto (PPB), Marcelo Gonçalves (PDT) e Adelmo Carneiro Leão (PT).


Responsável pela informação: Anderson da Costa - ACS - 31-2907715