Mercosul é tema de coletiva e encontro na Assembléia

O Mercosul é o tema da entrevista coletiva que a senadora argentina Mirta Elsa Rubini concede nesta segunda-feira (14...

24/02/2000 - 00:43

Mercosul é tema de coletiva e encontro na Assembléia

O Mercosul é o tema da entrevista coletiva que a senadora argentina Mirta Elsa Rubini concede nesta segunda-feira (14/02/2000), às 15h30min, na Sala de Imprensa da Assembléia. Ela é presidente da Comissão do Mercosul e de Políticas de Integração Regional da Província de Buenos Aires. A senadora também estará presente, nesta terça-feira (15/02/2000), às 14 horas, na reunião solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura, no Plenário da Assembléia.

Na terça-feira, às 10 horas, a senadora participa, no Plenarinho IV, de reunião sobre o Mercosul e a Rede Mercocidades. Participam do encontro os deputados Irani Barbosa (PSD), presidente da Comissão do Mercosul da Alemg e 3º-vice-presidente da União Parlamentar do Mercosul, e Gil Pereira (PPB), 2º- secretário da Alemg e da União Parlamentar; o secretário da Indústria e Comércio de Belo Horizonte, Itamar José de Oliveira; o cônsul geral da Argentina, Valdo Palmai; Gustavo Canteros, secretário-geral da União Parlamentar do Mercosul; e Susana Mabel Ballestero, da Comissão do Mercosul da Província de Buenos Aires.

REDE
A União Parlamentar do Mercosul - Rede de Legisladores Provinciais, Estaduais, Departamentais dos Países do Mercosul foi empossada em novembro do ano passado, em Porto Alegre (RS), quando houve sua primeira reunião. Ela tem, entre outros objetivos, o de promover o intercâmbio constante de informações e a integração dos países, visando formular normas semelhantes para os integrantes do bloco econômico. O presidente da União é o deputado Marcos Peixoto, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul; a 1º-vice-presidente é a senadora argentina Maria Cristina Azcueta; o 2º-vice-presidente, o deputado Edil Andrès Domingues, de Montevidéu (Uruguai); e o 1º-secretário, o deputado Milton Flávio, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

As bases da União Parlamentar foram lançadas em setembro de 1999, quando a Assembléia mineira sediou reunião especial para criação de um fórum de parlamentares do Mercosul - que depois se transformou na União. O encontro de setembro integrou o programa da 5ª Reunião de Cúpula da Rede Mercocidades, que tem em Belo Horizonte sua Secretaria-Executiva até setembro de 2000. Antes disso, em dezembro de 1998, representantes das Comissões do Mercosul formadas por parlamentares do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai já discutiam a criação de um fórum para incrementar o intercâmbio de informações e experiências entre os países do bloco.


Responsável pela informação: Fabiana Oliveira - ACS - 31-2907715