Câmara dos Deputados cria prêmio Darcy Ribeiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, regulamentará nesta quarta-feira (09/02/2000) o prêmio Darcy Ribe...

24/02/2000 - 00:43

Câmara dos Deputados cria prêmio Darcy Ribeiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, regulamentará nesta quarta-feira (09/02/2000) o prêmio Darcy Ribeiro de Educação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (07/02/2000) pela deputada federal Maria Elvira (PMDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara e autora do projeto de lei que instituiu o prêmio.

De acordo com a deputada, o prêmio será concedido anualmente pela Comissão de Educação a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações de defesa e promoção da educação mereçam destaque. Segundo Maria Elvira, até o dia 30 de maio a Comissão estará recebendo sugestões de pessoas ou entidades a serem agraciadas. Será concedido diploma de menção honrosa e medalha com a efígie do homenageado.

O prêmio será entregue em 26 de outubro, dia do aniversário de Darcy Ribeiro. Falecido no dia 17 de fevereiro de 1997, o ex-senador nasceu em Montes Claros (MG) e se destacou na política nacional trabalhando pelas causas da educação. Representantes de Minas Gerais, de Montes Claros e do Rio de Janeiro estarão presentes na solenidade.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A deputada Maria Elvira falou, ainda, sobre a programação do Dia Internacional da Mulher (08/03). As comemorações, que estão sendo organizadas pela bancada feminina do Congresso Nacional, serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de março, em Brasília. A artista plástica mineira Clara Piquet fará a exposição "Mulheres Indígenas", e figuras como Bárbara Heliodora e Xica da Silva terão homenagens póstumas.


Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715