Deputados falam sobre ato contra a privatização de Furnas

Os deputados Ivo José (PT) e Marco Régis (PPS) participaram nesta terça- feira (07/12/1999) de entrevista coletiva, n...

09/12/1999 - 07:06

Deputados falam sobre ato contra a privatização de Furnas

Os deputados Ivo José (PT) e Marco Régis (PPS) participaram nesta terça- feira (07/12/1999) de entrevista coletiva, na Sala de Imprensa, para tratar do Ato Público "Em defesa de Furnas e contra a privatização dos Recursos Hídricos", que será realizado nesta sexta-feira (10/12/1999), às 14 horas, no Plenário da Assembléia. Na oportunidade, será lançada a "Frente Parlamentar Jorge Hannas contra a Privatização de Furnas", formada por 71 parlamentares mineiros. Participaram da entrevista o coordenador do Fórum Nacional de Lutas, Carlos Calazans, o presidente do Sindicato dos Eletricitários, Lúcio Guterres, e o presidente do Sindicato dos Funcionários da Copasa, Saulo Pereira.

O deputado Ivo José (PT) lembrou que a ação em defesa de Furnas começou com uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, realizada em Alfenas. A este, seguiram-se outros atos, como o ato público realizado em Capitólio. O deputado disse que o encontro desta semana será o 1º ato oficial da Frente Parlamentar Jorge Hannas.

Carlos Calazans disse que o movimento contra a privatização de Furnas ganhou a adesão de setores da sociedade que antes apoiavam a privatização ou eram indiferentes a ela. "Depois da privatização da Vale do Rio Doce, a opinião pública começou a mudar em relação ao programa de privatização do governo", disse. No caso da privatização de hidrelétricas, o coordenador do Fórum Nacional de Lutas disse que a sociedade está percebendo que, por detrás da venda de hidrelétricas, está o controle das águas. O presidente do Sindieletro disse que, no caso de Furnas, é preocupante também que o governo queira vender somente a parte boa, a geração de energia, ficando com a parte ruim, que é a transmissão.

O deputado Marco Régis (PPS) disse que o ato de sexta-feira vai atrair deputados federais de Minas e de outros estados. Ele disse também que estão convidados o senador Roberto Freire e o pré-candidato a presidente da República Ciro Gomes. Roberto Freire, que apóia o programa de privatização do governo, manifestou-se, segundo o deputado Marco Régis, contra a privatização de Furnas.


Responsável pela informação: Francisco Morais - ACS - 31-2907715