Comissão aprova parecer sobre criação do Fundiest

As Comissões de Turismo, Indústria e Comércio e de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovaram pareceres de 1º t...

01/12/1999 - 07:05

Comissão aprova parecer sobre criação do Fundiest

As Comissões de Turismo, Indústria e Comércio e de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovaram pareceres de 1º turno favoráveis ao Projeto de Lei (PL) 699/99, do governador do Estado, com a emenda nº 1 da Comissão de Constituição e Justiça. O projeto dispõe sobre a criação do Fundo de Desenvolvimento de Indústrias Estratégicas (Fundiest). O Fundiest tem o objetivo de dar suporte financeiro a programas destinados à implantação, manutenção e desenvolvimento de setores estruturantes do Parque Industrial Mineiro, ficando a cargo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) realizar as operações de financiamento.

De acordo com os deputados Mauro Lobo (PSDB) e Adelmo Carneiro Leão (PT), o Fundiest veio como uma resposta rápida de Minas Gerais para assegurar suas indústrias de eletroeletrônica, que vinham perdendo lugar para o Estado da Bahia. O deputado Adelmo Carneiro Leão foi o relator pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Os deputados Miguel Martini (PSN) e Alberto Bejani (PFL) - relator da Comissão de Turismo - criticaram os benefícios concedidos para a implantação das fábricas da Mercedes-Benz e da Renault e concordaram que, com a criação do Fundiest, Minas se tornará mais atraente, pois vai estar gerando empregos e arrecadando impostos sem a intervenção de empresas multinacionais.

Estiveram presentes os deputados Márcio Cunha (PMDB), que presidiu a reunião; Mauro Lobo (PSDB); Miguel Martini (PSN); Adelmo Carneiro Leão (PT); Alberto Bejani (PFL); Pastor George (PL), Bilac Pinto (PFL) e Olinto Godinho (PTB).


Responsável pela informação: Elisa Baraldi - ACS - 31-2907715