CPI do Sistema Financeiro discute período de investigações
A CPI do Sistema Financeiro realizou nesta quinta-feira (25/11/1999) sua primeira reunião de trabalho. Ela vai invest...
26/11/1999 - 07:22CPI do Sistema Financeiro discute período de investigações
A CPI do Sistema Financeiro realizou nesta quinta-feira (25/11/1999) sua primeira reunião de trabalho. Ela vai investigar o processo de ajuste e as transformações no Sistema Financeiro Público Estadual durante a década de 1990, com destaque para a privatização do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). A determinação de que as investigações serão feitas somente na década de 90 foi questionada durante a reunião.Para o deputado Paulo Piau (PFL), se as investigações da Comissão ficarem restritas a esse período os seus resultados ficarão prejudicados. O deputado Mauro Lobo (PSDB) ressaltou que o período estipulado é muito curto e, se for aceito, a CPI não alcançará seus objetivos. "Se houver alguma irregularidade acontecida antes de 1990, mas que tenha repercussão dentro deste período, elas devem ser apuradas", completou.
A CPI aprovou um requerimento de seu relator, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), solicitando a presença do professor da PUC-SP e economista da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), Carlos Eduardo Carvalho; do presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, Fernando Neiva e do secretário de Estado da Fazenda, João Heraldo Lima, para que prestem informações à CPI.
A próxima reunião da Comissão está prevista para dia 2 de dezembro e, se os trabalhos legislativos forem encerrados dia 16 de dezembro, a Comissão realizará uma reunião extraordinária dia 15. Participaram da reunião os deputados Ronaldo Canabrava (PMDB) - presidente, Mauro Lobo (PSDB) - vice- presidente, Adelmo Carneiro Leão (PT), Dinis Pinheiro (PSD), Doutor Viana (PDT), Paulo Piau (PFL) e Sebastião Costa (PFL).
Responsável pela informação: Renata Ramos - ACS - 31-2907715