Homenagem da Alemg aos 100 Anos do Colégio São José e Seminário
Em sessão especial realizada na noite de segunda-feira (8/11/99), a Assembléia Legislativa prestou homenagem aos 100 ...
11/11/1999 - 07:21Homenagem da Alemg aos 100 Anos do Colégio São José e Seminário
Em sessão especial realizada na noite de segunda-feira (8/11/99), a Assembléia Legislativa prestou homenagem aos 100 anos de fundação do Seminário Arquidiocesano e do Colégio São José, de Pouso Alegre. A solenidade contou com a presença de diversos deputados, diretores e alunos dos dois educandários.Falando em nome da Assembléia, o líder do Governo, deputado Alberto Pinto Coelho (PPB), saudou os homenageados e lamentou que o peso da educação não esteja encontrando ressonância junto ao Governo Federal. Prova disso, afirmou, é o Decreto 3.048, de 6 de maio deste ano, que praticamente eliminou a isenção das entidades filantrópicas quanto à quota patronal da Previdência Social. No caso específico do Colégio São José, a exclusão do benefício resultou em que 180 alunos deixaram de estudar e 18 docentes e funcionários perderam seu emprego, além da majoração das anuidades.
Alberto Pinto Coelho leu uma mensagem de congratulações enviada de Washington, nos Estados Unidos, pelo ex-ministro Paulo Paiva, na condições de ex-aluno do Colégio São José. O ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Simão Pedro Toledo, também ocupou a tribuna para homenagear os educandários na condição de ex-aluno e ex- professor. Ele falou em nome dos autores da proposição que deu origem à homenagem, deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSD) e Chico Rafael (PSB). Simão Pedro elogiou a Assembléia Legislativa que, inserida na tradição mineira de cultuar a memória de suas instituições, reverencia os educandários de Pouso Alegre, "verdadeiros templos merecedores dos maiores encômios pelas grandes realizações em favor de Minas e do Brasil".
O conselheiro citou nomes de ex-alunos que se destacaram nos diversos segmentos da sociedade brasileira, como o escritor Menoti Del Pichia, o ex- ministro Paulo Paiva, deputados federais e estaduais, sacerdotes e figuras exponenciais que passaram pelos educandários.
AGRADECIMENTO
O diretor do Colégio São José, Dino Girardelli, agradeceu a homenagem lembrando a longa trajetória do colégio, "marcada por desafios e vitórias, que acabaram por nos impulsionar para novas conquistas". O arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Filho, representando o reitor do Seminário Arquidiocesano, também agradeceu a homenagem. Para Dom Ricardo, o evento "foi um momento inesquecível de honra e tradição mineira, que mexe com nossos corações".
Ao final da solenidade, o deputado Dalmo Ribeiro Silva fez a entrega de uma placa alusiva ao evento ao diretor do Colégio São José, enquanto outra placa era entregue pelo deputado Chico Rafael ao representante do Seminário Arquidiocesano.
MESA
Compuseram a mesa, além do líder do Governo, deputado Alberto Pinto Coelho, que presidiu a reunião, o arcebispo de Arquidiocese de Pouco Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Filho; o diretor do Colégio São José, Dino Girardelli; o conselheiro do Tribunal de Contas, Simão Pedro Toledo; o secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Pouso Alegre, Adriano Matos; o comandante do 20º Batalhão da PMMG de Pouso Alegre, tenente-coronel Wilson Pereira Gonçalves; e os deputados Dalmo Ribeiro Silva e Chico Rafael.
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715