Comissão de Saúde aprova parecer contrário ao PL 224/99
A Comissão de Saúde aprovou, nesta quinta-feira (07/10/1999), parecer de 1º turno contrário ao Projeto de Lei (PL) 22...
15/10/1999 - 17:16Comissão de Saúde aprova parecer contrário ao PL 224/99
A Comissão de Saúde aprovou, nesta quinta-feira (07/10/1999), parecer de 1º turno contrário ao Projeto de Lei (PL) 224/99, do deputado Rogério Correia (PT), que obriga os servidores das delegacias de polícia a informarem, às vítimas de estupro, sobre o direito de aborto legal. O Código Penal, em seu artigo 128, institui a possibilidade legal de realização do aborto nos casos em que a gravidez resultar de estupro, havendo o consentimento da vítima ou de seu representante legal, quando se tratar de incapaz.O relator, deputado Cristiano Canêdo (PTB), opinou pela rejeição da proposição por não achar necessário fazer uma lei que reforce um artigo do Código Penal, sendo que não é permitido fazer ou deixar de fazer algo alegando desconhecimento da lei. Para ele, a mídia já garante o acesso a essa informação de maneira ampla e regular.
A Comissão também aprovou parecer favorável ao PL 372/99, da deputada Maria Tereza Lara (PT), que dispõe sobre os direitos dos usuários dos serviços e das ações de saúde do Estado de Minas Gerais. O deputado Cristiano Canêdo (PTB) foi o relator da matéria e opinou pela sua aprovação com as emendas de nºs 1 a 6, e de 9 a 10, da Comissão de Constituição e Justiça, e de nºs 11 a 17, que apresentou. De acordo com o parecer do relator, devido à complexidade do tema foi necessário fazer alguns aperfeiçoamentos para ajustar o projeto às possibilidades do SUS e compatibilizá-lo com os comandos legais precedentes.
Foi retirado de pauta, a requerimento do deputado Edson Rezende (PSB), presidente da Comissão, o PL 286/99, do deputado Djalma Diniz (PSD). A matéria declara de utilidade pública a Fundação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, com sede no município de Juiz de Fora. Durante a reunião, também foram aprovadas proposições que dispensam a apreciação do Plenário da Assembléia.
PRESENÇAS - Participaram da reunião os deputados Edson Rezende (PSB), que a presidiu; César de Mesquita (PMDB); Adelmo Carneiro Leão (PT); Carlos Pimenta (PSDB); Cristiano Canêdo (PTB); e Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB).
Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715