Representante do IGA fala sobre apoio ao turismo

O Instituto de Geociências Aplicadas (IGA) tem apoiado todos aqueles que atuam no setor turístico, oferecendo a sua v...

29/09/1999 - 06:26

Representante do IGA fala sobre apoio ao turismo

O Instituto de Geociências Aplicadas (IGA) tem apoiado todos aqueles que atuam no setor turístico, oferecendo a sua vasta documentação acumulada e de grande valor para as pesquisas necessárias ao conhecimento das riquezas regionais. A declaração é do diretor-geral do IGA, David Márcio Santos Rodrigues, que expôs, na reunião da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (28/09/1999), o apoio que o IGA pode oferecer às atividades turísticas do Estado. O deputado Márcio Cunha (PMDB) foi o autor do requerimento para que o diretor fosse convidado.

O IGA, desde 1997, está tendo que encontrar formas para adquirir verbas para a manter a instituição. Nesta época, o Instituto foi transformado em autarquia, só recebendo do Estado a verba necessária à quitação da folha de pagamento. Segundo David Márcio, atualmente o IGA fornece estudos cartográficos e outros serviços para o governo estadual e prefeituras para conseguir recursos necessários à manutenção do órgão. "Sempre que possível, os técnicos do Instituto procuram motivar as prefeituras no sentido de contratarem a elaboração dos mapas municipais. Estes documentos são fundamentais ao planejamento econômico, à avaliação fundiária, ao acompanhamento da malha viária e à elaboração dos diagnósticos ambientais e turísticos", explicou.

De acordo com o diretor, Minas Gerais apresenta uma posição extremamente conservadora pelo fato de insistir em manter os circuitos históricos como primordiais nas ofertas de mercado; sedentária, pela falta de criatividade; e revolucionária, por estar despertando para a riqueza da sua cultura, a diversidade das atividades humanas, a complexidade das suas regiões geográficas e a multiplicidade de seu quadro natural. Para ele, a ciência e a tecnologia são indispensáveis na busca e no acompanhamento das tendências que darão ao turismo mineiro uma posição há muito solicitada pela sociedade.

Segundo ele, nos últimos oito meses, os técnicos e o corpo diretivo do IGA têm participado de reuniões, seminários e grupos de trabalhos, propondo também às entidades governamentais e instituições particulares, inúmeros projetos para uma elaboração conjunta. Tem colaborado, ainda, com a Turminas, com o grupo de implantação da Secretaria de Estado do Turismo, na atualização e reformulação do Mapa e do Atlas Turístico de Minas Gerais e com vários projetos que priorizam o turismo do Estado.

Participaram da reunião os deputados Alberto Bejani (PFL), Márcio Cunha (PMDB), Doutor Viana (PDT) e Ailton Vilela (PSDB) além do diretor-geral do IGA, David Márcio Santos Rodrigues.


Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715