Conservatório Renato Frateschi, de Uberaba, é homenageado

Os 50 anos de fundação do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, de Uberaba, foram homenageados pela Asse...

24/09/1999 - 19:45

Conservatório Renato Frateschi, de Uberaba, é homenageado

Os 50 anos de fundação do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, de Uberaba, foram homenageados pela Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (23/09/1999), durante Reunião Especial realizada em Plenário, durante a primeira parte da Reunião Ordinária. A solenidade foi presidida pelo deputado Gil Pereira (PPB), 2º secretário da Assembléia, que discursou em nome no presidente Anderson Adauto (PMDB), que requereu a homenagem.

No pronunciamento, Gil Pereira destacou a importância do Conservatório para a vida cultural de Uberaba. Fundado como escola particular em 1949 por Alberto Frateschi, filho do maestro Renato Frateschi, o Conservatório foi oficializado pelo governo do Estado em 1967, como entidade pública, graças à doação do acervo do maestro. Durante seus 20 primeiros anos de existência, foi dirigido pela professora Alda Loes Frateschi, nora do maestro e hoje é dirigido pela professora Adriana Aparecida Gomes de Queiroz.

Entre professores e funcionários, o Conservatório Renato Frateschi conta atualmente com 129 profissionais e acolhe cerca de 2 mil alunos, não apenas de Uberaba mas de toda a região do Triângulo e do Alto Paranaíba. Oferece cursos de teoria musical, canto, técnica em instrumentos de teclas, cordas, sopro, percussão, e magistério em educação artística; desenvolve também projetos de alcance social, como o "Música nas Escolas"; incentiva atividades de dança, canto coral, artesanato e conhecimentos de informática e proporcionou a formação de diversos grupos musicais. O Conservatório mantém regime de parceria com entidades como a UFMG, Conservatório Brasileiro de Música e a Universidade de São Paulo, para a promoção de cursos de atualização.

AGRADECIMENTOS
A professora Adriana Gomes de Queiroz discursou em agradecimento à homenagem, ressaltando a grande vocação artística do maestro Renato Frateschi, seu filho Alberto e a esposa deste, Alda Frateschi. Ela destacou a importância do apoio de uberabenses ilustres e outros políticos que ajudaram o Conservatório para que a entidade se tornasse a expressão cultural que hoje é, citando Juscelino Kubitschek, Israel Pinheiro, Eurípedes Craide, Wagner Nascimento e Anderson Adauto - a quem agradeceu especialmente pela homenagem - , e ainda os deputados Adelmo Carneiro Leão e Paulo Piau, também de Uberaba.

Alda Lóes Frateschi, fundadora do Conservatório juntamente com o maestro Renato Frateschi e seu filho Alberto - com que foi casada -, fez um breve agradecimento, bastante emocionado, e disse que a homenagem da Assembléia ao trabalho da escola "nos é honroso e lisonjeiro".

Ao final da reunião, o deputado Gil Pereira (PPB) entregou à professora Adriana Gomes de Queiroz placa alusiva à homenagem.


Responsável pela informação: Cristiane Pereira - ACS - 31-2907715