Alemg promove 4° evento do Fórum Técnico

A Assembléia Legislativa estará realizando nos dias 29 e 30 de setembro e 1º e 5 de outubro, no Plenário da Casa, o 4...

23/09/1999 - 22:50

Alemg promove 4° evento do Fórum Técnico

A Assembléia Legislativa estará realizando nos dias 29 e 30 de setembro e 1º e 5 de outubro, no Plenário da Casa, o 4º evento do Fórum "Políticas Macroeconômicas Alternativas para o Brasil". O objetivo do Fórum é debater e ajudar a construir as bases de um projeto para o desenvolvimento do País, que não seja dependente do capital volátil internacional, que assegure o espaço da autonomia nacional no quadro da internacionalização da economia e que permita superar os graves problemas da atualidade brasileira.

"O Fim do Humanismo e o Retorno à Barbárie" será o tema de debate do dia 29 de setembro, às 19h30min. A abertura e a coordenação do evento será feito pelo presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB). O diretor francês do Le Monde Diplomatique, Bernard Cassen, vai expor o tema "O Estado, a Solidariedade e os Negócios. A Responsabilidade do Intelectual". O médico psiquiatra e professor de Engenharia Eletrônica da Universidade de São Paulo (USP), Henrique Schutz del Nero, fará a exposição do tema "A Patologai do Neoliberalismo. A Exclusão dos Pobres e a Utopia de um Admirável Mundo Novo".

Para debater foram convidados o coordenador dos cursos de pós-graduação em Direito da USP, José Luiz Quadros de Magalhães; o professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Rocha Guimarães; e o professor de Direito Constitucional da UFMG, Menelick de Carvalho Netto.

No dia 30 de setembro, "A Economia Brasileira, o Plano Plurianual e o Cenário Externo" serão debatidos. O senador da República e Presidente do Grupo Coteminas, José de Alencar tratará da "Abertura do Mercado, a Crise da Empresa Nacional e o Desenvolvimento"; o diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e presidente das Indústrias São Roberto, Roberto Nicolau Jeha exporá o tema " Anatomia de uma Capitulação Anunciada: as Privatizações, a Desnacionalização da Economia e o Controle Externo"; "A Desregulamentação e o Privilégio das Empresas Estrangeiras do Atual Governo" será exposto pelo ex- deputado federal e diretor de relações Governamentais do Sindipeças, Paulo Orósio Silveira Bueno; e o diretor do Le Monde Diplomatique, Bernard Cassen serão os expositores falará da "Experiência Francesa na Resistência dos Empresários e do Estado à Abertura Ultraliberal dos Mercados. A abertura do evento será feita pelo deputado Cabo Morais (PL) e a coordenação pelo deputado Edson Rezende (PSB).

"A Rodada do Milênio e o Império Mundial" será o tema do dia 1º de outubro, às 9 horas no Plenário, quando também será lançado o Calendário de Ações da Attac/Brasil contra a Rodada do Milênio. O deputado Rogério Correia (PT) será o coordenador do evento. O tema "O Acordo Multilateral de Investimentos e a Rodada do Milênio: Táticas e Estratégicas do Ultraliberalismo" será exposto pelo francês Bernard Cassen; e "A Recolonização e o Controle dos Mercados Periféricos. A Soberania Nacional e um Projeto Político Independente" pelo senador Roberto Requião. Para debater foram convidados o ex-secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais, Alexandre Dupeyrat e o professor da Universidade Federal de Viçosa, José Maria Alvares.

"O Estado e Crise do Neoliberalismo" será o último tema de debate, dia 5 de outubro às 19h30 min. O presidente da Assembléia fará a abertura do evento e o deputado Márcio Cunha (PMDB) será o coordenador. A economista, professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Associada da Unicamp e ex-deputada federal pelo PT, Maria da Conceição Tavares será a expositora. O professor-chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, João Antônio de Paula e o assessor para assuntos econômicos do Governo de Minas Gerais, Mauro Santos Ferreira.


Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715