Homenagemda Assembléia aos 25 Anos da CODEVASF

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (13/09/99), para celebrar o Jubileu de ...

14/09/1999 - 21:21

Homenagemda Assembléia aos 25 Anos da CODEVASF

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (13/09/99), para celebrar o Jubileu de Prata da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em solenidade que contou com a presença de diversos deputados da região Norte do Estado, diretores e trabalhadores da empresa.

Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o deputado Arlen Santiago (PTB) destacou a importância da Codevasf para Minas Gerais, ao mesmo tempo em que criticou o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, "pela adesão à onda neoliberal da globalização, entregando o País às potências internacionais, em vez de investir na produção e no desenvolvimento de nosso enorme potencial, o que resultaria na geração de milhões de empregos".

Arlen Santiago salientou, ainda, que a Codevasf atua numa região plena de recursos naturais e hídricos que, para se transformarem em desenvolvimento e riqueza, dependem de ajuda do Poder Público. "Por ironia - que não é do destino, mas dos homens - na fértil bacia do São Francisco, inúmeros projetos de irrigação naufragam, afogados na insensibilidade do Governo Federal", disse. "Malgrado esse quadro de dificuldades, a Codevasf, consciente da missão que lhe foi confiada e sempre atenta às questões sociais, tem feito um trabalho sério e competente. A ela a região deve a realização de inúmeras obras, como a construção de barragens e estradas, a implantação de estações de hidrologia e piscicultura , além da perfuração de um sem-número de poços artesianos", destacou Arlen Santiago.

O 2º-secretário da Assembléia, deputado Gil Pereira (PPB), saudou a Codevasf em nome do Legislativo mineiro. Ele enalteceu a importância do Rio São Francisco e da Codevasf, "que se agregam numa simbiose perfeita, resultando em benefício para a região do Vale, atendendo a uma população de 15 milhões de brasileiros, que se espalha por cinco estados da federação".

Gil Pereira concluiu seu discurso cumprimentando a direção da empresa e os seus funcionários. "Ao fazê-lo, não nos esquecemos de que nossa homenageada é uma empresa estatal modelo, nesta época em que a tendência é de se criticar negativamente a atuação das estatais", frisou.

AGRADECIMENTO
O diretor de Produção da Codevasf, Guilherme Gonçalves de Oliveira, agradeceu a homenagem destacando o trabalho realizado nesses 25 anos, como perfuração de poços - carro-chefe de apoio à população que vive na região - e a produção de frutas em 100 mil hectares, considerado como o maior projeto do gênero na América Latina.

Guilherme Oliveira falou, também, sobre projetos futuros, como do Jequitaí, para irrigar 30 mil hectares, que ainda depende do Governo Federal para implantação; e as negociações com o Banco Mundial para implantação da terceira fase do Projeto Jaíba, para irrigação de mais 18 mil hectares. Ele concluiu sustentando que, num futuro próximo, a Codevasf será "um grande oásis na produção agrícola de Minas Gerais". Ao final da solenidade, o deputado Gil Pereira fez a entrega de uma placa alusiva ao evento ao diretor da Companhia.

MESA
A solenidade foi presidida pelo deputado Gil Pereira (PPB), e compuseram a Mesa com o diretor de Produção da Codevasf, Guilherme de Oliveira; Márcia Machado Teixeira, da Superintendência Regional da Codevasf; o presidente da Associação dos Municípios da Área da Sudene, Ronaldo Mota Dias; e o deputado Arlen Santiago (PTB).


Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715