Região Central III escolhe propostas para OP

A criação de programa de recuperação e manejo das sub-bacias hidrográficas regionais (rios Grande, São Francisco e Do...

14/09/1999 - 21:21

Região Central III escolhe propostas para OP

A criação de programa de recuperação e manejo das sub-bacias hidrográficas regionais (rios Grande, São Francisco e Doce), com investimentos nas áreas de tratamento de lixo, esgotos, efluentes e reflorestamento, incluindo educação ambiental. Esta foi a proposta mais votada, com 154 votos, na Assembléia Regional (Região Central III) do programa "Construindo o Orçamento Participativo", realizada nesta segunda-feira (13/09/1999), em São João Del Rei. Participaram 227 delegados, representando 56 dos 61 municípios que compõem as microrregiões dos municípios do Alto Paraopeba, dos Campos das Vertentes e da Mantiqueira.

As propostas levadas à assembléia regional são oriundas da etapa municipal do programa. No encontro de São João Del Rei foram escolhidos também 11 delegados que irão representar a região na Plenária Estadual, que será realizada em Belo Horizonte, no dia 26 de novembro.

SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO OUTRAS PRIORIDADES
As outras dez propostas escolhidas em São João Del Rei são as seguintes: fortalecimento do agronegócio e potencialidades regionais (frutífereas, olerícolas, cana, mandioca, milho, café e outros), incluindo turismo urbano/rural, ecoturismo, agroindustrial, agroartesanato, meio ambiente, Estrada Real e variantes, com capitalização do Funderur e Fastur (119 votos); prioridade asfáltica para cidades que não possuem nenhuma ligação pavimentada incluindo as interligações entre as cidades-pólo (113 votos); melhoria, ampliação e manutenção da rede física das escolas públicas da região (74 votos); extensão da Uemg na região, para atendimento a todos os municípios (58 votos); destinação de recursos para eletrificação rural, aumentando em 100% a participação do Estado, por meio da Cemig, visando a cobrir uma parcela do orçamento que hoje cabe às prefeituras e/ou produtores rurais da região (54 votos); fortalecimento dos consórcios intermunicipais já existentes com recursos e equipamentos (53 votos); implantação de cursos profissionalizantes na região, atendendo aos municípios de acordo com suas demandas (50); pavimentação das estradas que atendem o turismo da região (35) e, regionalização, ampliação e aparelhamento do PAM de São João Del Rei, para mantê-lo em funcionamento 24 horas por dia.

A Assembléia Reigonal foi coordenada pelo deputado Agostinho Silveira (PL) e teve a presença do presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB).


Responsável pela informação: Francisco Mendes - ACS - 31-2907715