Assembléia presta homenagem ao Sistema Sesc-Senac/MG

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite desta terça- feira (31/08/99) para homenagear o Sistema F...

02/09/1999 - 15:54

Assembléia presta homenagem ao Sistema Sesc-Senac/MG

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite desta terça- feira (31/08/99) para homenagear o Sistema Federação do Comércio (Sesc- Senac/MG) , em solenidade que contou com a presença de diversos deputados, empresários, diretores e trabalhadores daqueles órgãos. O presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), foi o autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Em seu discurso, Anderson Adauto falou sobre a importância do Sistema Federação do Comércio, que compreende as atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para as comunidades mineiras. Ele destacou a força do comércio, "revitalizando-se sempre, independentemente das crises e das contingências, comprovando o peso do setor e o talento dos comerciantes e comerciários, cumprindo um papel que fazem merecer nossa admiração"

CAMINHÕES DA SAÚDE
Anderson Adauto lembrou que o Sesc/MG atua há 50 anos, com uma vasta gama de realizações a partir da área de educação. São programas alfabetizantes cursos de apoio para exames vestibulares, cursos profissionalizantes para a juventude e promoções de caráter cultural, tais como bibliotecas volantes, agenda de conferências e os festivais. Na área de saúde, citou, o Sesc se faz presente com centros de atendimento e com as Unidades Volantes de Medicina Preventiva, conhecidas como "caminhões da saúde". Ressaltou, ainda, o turismo social, as pousadas e centros sociais com capacidade para hospedar cerca de 5 mil pessoas.

Sobre o Senac/MG, funcionando há 53 anos no Estado, Anderson Adauto destacou as 20 unidades de formação profissional nas várias macrorregiões, e os cinco centros de formação profissional existentes em Belo Horizonte. Um total de 522 municípios são atendidos pelo órgão, disse, através de uma rede com 63 unidades de treinamento, ministrando cursos de artes, informática, moda e beleza, turismo, hotelaria, conservação e zeladoria. Esses estabelecimentos - acentuou o deputado - responderam por 1.044 tipos de atividades em 1998, incluindo 308 cursos de formação profissional e 733 ações extensivas.

O presidente da Federação do Comércio e dos Conselhos Regionais do Sesc- Senac/MG, Renato Rossi, agradeceu a homenagem lembrando que a entidade é a vanguarda de defesa das empresas de comércio e de serviços, tendo montado uma estrutura de prestação de serviços, sempre voltada para o aprimoramento, a defesa e a orientação das empresas comerciais e de serviços.

Renato Rossi tratou, ainda, sobre sua apreensão em relação ao futuro da Federação e dos destinos do Sesc e do Senac, uma vez que existem correntes no Executivo e no Legislativo federal pretendendo jogar os recursos do complexo em um caixa único. "Se tal vier a acontecer - frisou - tememos que represente o início do fim das nossas entidades". Ele concluiu seu discurso pedindo apoio aos deputados para que "lutem pela manutenção dessas entidades, porque o povo, a sociedade e acomunidade muito precisam delas" .

MESA
A solenidade foi presidida pelo 1°-vice-presidente da Assembléia, deputado José Braga (PDT), que compôs a Mesa com o deputado Anderson Adauto (PMDB); o presidente da Federação do Comércio, Renato Rossi; o diretor regional do Senac, Sebastião Antônio dos Reis e Silva; o diretor regional do Sesc, Robinson Correa Gontijo; o presidente das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, Sebastião Mauro Figueiredo Silva; e o presidente do CDL, Milton dos Reis.


Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715