Assembléia homenageia Cadernos de Turismo
Os cadernos de Turismo dos jornais Estado de Minas, O Tempo, Diário do Comércio, Jornal da Pampulha, Jornal de Casa e...
24/08/1999 - 22:21Assembléia homenageia Cadernos de Turismo
Os cadernos de Turismo dos jornais Estado de Minas, O Tempo, Diário do Comércio, Jornal da Pampulha, Jornal de Casa e MG Turismo foram homenageados em Reunião Especial promovida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na noite de segunda-feira (23/08/1999). A solenidade, realizada a requerimento da presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa, deputada Elbe Brandão (PSDB), contou com a presença de diversos deputados, jornalistas e trabalhadores na imprensa da Capital.O 2°-secretário da Assembléia, deputado Gil Pereira (PPB), abriu a reunião destacando a importância do Turismo e lembrando o ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck, quando afirmava que "viajar era forma de se educar e de angariar cultura". Sobre os Cadernos de Turismo, Gil Pereira afirmou que as publicações constituem um seguro referencial para os mineiros que desejam viajar dentro ou fora de Minas Gerais. O deputado destacou o nome dos editores Rosane Quaresma, Eustáquio Trindade, Wilson Frade, Hélio Fraga, Antonio Claret Guerra e Valéria Quick e conclamou a sociedade mineira para que "nos ajude na obra de valorização do patrimônio histórico, artístico e ecológico de Minas Gerais, que é a base do turismo receptivo em nosso Estado".
EXPLOSÃO DO TURISMO
A deputada Elbe Brandão afirmou em seu discurso que a homenagem que a Assembléia presta é nada mais que a comemoração da consciência humana, profissional e cívica dos jornalistas que editam os Cadernos de Turismo. Ao encerrar, a deputada disse que, tal como os desbravadores que descobriram o ouro e o diamante do subsolo, é preciso "assumirmos a função de novos bandeirantes, descortinando nosso potencial turístico para o Brasil e o mundo".
AGRADECIMENTOS
O editor do Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas, Carlos Felipe, ressaltou que a homenagem exigirá dos profissionais de imprensa um compromisso ainda maior. Lembrou o abandono quase criminoso a que ficou relegado o Turismo em Minas Gerais, tempos atrás, e que a atividade aos poucos vem ocupando seu espaço. Para ele, o Turismo, ao contrário das máquinas que destroem, gera emprego sem destruir, sem matar as tradições
Já o editor do Caderno de Turismo do Hoje em Dia, jornalista Hélio Fraga, agradeceu a homenagem em nome de "cada colega de trincheira do dia a dia no jornalismo". "Isso reforça o nosso compromisso de encarar o turismo de maneira séria", afirmou. O jornalista Antônio Claret, diretor-presidente do Jornal MG Turismo, falou sobre a importância do jornalismo turístico para Minas Gerais, lembrando os 14 anos de seu jornal.
Mário Fontana, editor do Caderno de Turismo do Jornal O Tempo, não se mostrou muito otimista em relação à atividade nos dia atuais, e cobrou do governador Itamar Franco a falta de nomeação do secretário de Estado do Turismo, passados oito meses de governo. Fontana disse, ainda, que o panorama geral no Brasil não é nada promissor, e que os momentos difíceis da economia refletem-se na atividade do Turismo.
O jornalista Cici Santos, do Jornal Diário do Comércio, agradeceu a homenagem assinalando que "turismo é algo muito difícil, que exige competência e conhecimento". Cláudia Tonaco, editora de Turismo do Jornal de Casa assinalou que o turismo é a grande indústria do futuro.
MESA
A solenidade foi presidida pelo deputado Gil Pereira (PPB), que compôs a Mesa com o jornalista Carlos Felipe, do Estado de Minas; Antôpnio Claret Guerra, do MG Turismo; Mário Fontana, dos jornais O Tempo e Pampulha; Hélio Fraga, do Jornal Hoje em Dia; Cici Santos, do Diário do Comércio; Cláudia Tonaco, do Jornal de Casa; desembargador Murilo Pereira, representante do Tribunal de Justiça; deputado federal Ronaldo Vasconcellos; presidente da Belotur, José Francisco de Sales Lopes e a deputada Elbe Brandão (PSDB).
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS 31-2907715]