Presidente encontra com vice-presidente do parlamento francês

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Anderson Adauto, se reuniu ontem, em Paris, com o de...

25/06/1999 - 22:38

Presidente encontra com vice-presidente do parlamento francês

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Anderson Adauto, se reuniu ontem, em Paris, com o deputado Yves Cochet, vice-presidente da Assembléia Nacional da França, equivalente à Câmara dos Deputados brasileira. Durante o encontro Anderson Adauto definiu com o Yves Cochet o estabelecimento de um intercâmbio entre deputados da Assembléia Legislativa de Minas e da Assembléia Nacional da França, que vai permitir a realização de visitas periódicas de parlamentares das duas instituições, à França e ao Brasil.

Ainda ontem Anderson Adauto teve mais um encontro com o jornalista Bernard Cassen, diretor do jornal Le Monde Diplomatique e presidente, na França, da ATTAC (Ação por uma Taxa Tobin de Ajuda aos Cidadãos), um dos organizadores do Encontro Internacional de Paris. Durante a reunião foi combinada a realização, no Brasil, de alguns eventos patrocinados pela entidade, sendo o primeiro deles a visita de lideranças dos produtores rurais franceses a Minas Gerais para explicar, aos produtores mineiros, as conseqüências da adoção de produtos transgênicos na agricultura.

Acesso às Águas
Neste encontro os produtores rurais mineiros também serão alertados, por seus colegas franceses, sobre os efeitos que podem ser gerados com a privatização de usinas hidroelétricas e com a dificuldade de acesso às águas que pode ocorrer com a entrega ao controle da iniciativa privada de empresas como Furnas Centrais Elétricas. Anderson Adauto também se reuniu com Gilbert Roger, prefeito da cidade francesa de Bondy, situada na Região Metropolitana de Paris, que manifestou interesse de assinar um protocolo de intenções para que a cidade francesa seja considerada cidade gêmea de Belo Horizonte.

Através deste protocolo será facilitado o intercâmbio cultural, comercial e educacional entre as duas cidades. De tarde Anderson Adauto fez sua segunda participação no Encontro Internacional de Paris, quando proferiu a conferência "O Neoliberalismo como Perturbador das Relações Internas dos Sistemas Federativos, a Perda de Soberania sobre o Território Nacional e os Endividamentos dos Países Periféricos", onde discutiu as conseqüências da globalização econômica e financeira sobre os países em desenvolvimento. A conferência do presidente da Assembléia Legislativa de Minas, assistida por cerca de 450 pessoas, foi transmitida pela TV a cabo de Paris.

Sessão Plenária
Hoje Andeson Adauto participa da sessão plenária de encerramento dos trabalhos do Encontro Internacional de Paris, quando serão decididas as ações e campanhas a serem realizadas pelos participantes do evento, com o objetivo de difundir das experiências alternativas expostas durante o evento. São iniciativas de sociedades que vivenciaram os direitos de ingerência dos povos na esfera econômica e financeira, como as ações contra a dívida dos países do Terceiro Mundo, os modelos alternativos de organização econômica, a resistência aos planos de ajuste do Fundo Monetário Internacional, a Marcha Mundial das Mulheres no ano 2.000, o relacionamento do movimento sindical com as multinacionais e o Tribunal dos Direitos dos Povos.


Responsável pela informação: Patricia Duarte - ACS - 031-2907715