Presidente faz palestra sobre alternativas ao neoliberalismo

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Anderson Adauto (PMDB), faz nesta sexta-feira (25/06...

25/06/1999 - 22:38

Presidente faz palestra sobre alternativas ao neoliberalismo

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Anderson Adauto (PMDB), faz nesta sexta-feira (25/06/1999), em Paris, uma palestra sobre o impacto do neoliberalismo nas relações internas dos sistemas federativos e sobre o endividamento dos países periféricos. Ele vai falar durante o Encontro Internacional de Paris, que reúne representantes de mais de 90 países, entre lideranças sindicais, representantes de organizações não- governamentais, de associações e movimentos populares e de defesa da cidadania. O objetivo do encontro é o de discutir as conseqüências da globalização econômica e financeira sobre os países em desenvolvimento e de buscar alternativas políticas e econômicas ao modelo neoliberal.

Na última quarta-feira, o deputado Anderson Adauto (PMDB) teve um encontro com o jornalista Bernard Cassen, diretor do jornal Le Monde Diplomatique e presidente, na França, do movimento internacional de combate a especulação financeira e erradicação da pobreza - ATTAC (Ação por uma Taxa Tobin de Ajuda aos Cidadãos). Durante o encontro, o presidente da Assembléia de Minas abordou alguns aspectos da realidade brasileira, como o desemprego, os efeitos da globalização e a política econômica do Governo Federal. O deputado convidou ainda Bernard Cassen para participar de um seminário, que será realizado no Brasil, em novembro próximo, para debater a globalização e o desenvolvimento dos países latino-americanos.

Anderson Adauto se encontrou também com o líder do movimento dos desempregados da União Européia, Cristhofer Agueton, e com o prefeito da cidade de Saint-Denis, que fica na Região Metropolitana da capital francesa, onde está instalada a Universidade de Paris 8, sede do Encontro Internacional de Paris. Na quinta-feira, o presidente da Assembléia de Minas participou do grupo de trabalho que está debatendo o endividamento dos países do Terceiro Mundo.

Além da ATTAC, o evento está sendo organizado por entidades como a Coordenação dos Comitês contra o Acordo Multilateral de Investimentos, o Fórum Mundial de Alternativas, o Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo e a Rede Dawn (Desenvolvimento de Alternativas para a Mulher na Nova Era).


Responsável pela informação: Patricia Duarte - ACS - 031-2907715