Assembléia Homenageia o Centro Salesiano do Menor - CESAM

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (21/06/99), para homenagear o Centro Sa...

23/06/1999 - 06:19

Assembléia Homenageia o Centro Salesiano do Menor - CESAM

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (21/06/99), para homenagear o Centro Salesiano do Menor-CESAM pelos 26 anos de atividades em Belo Horizonte, e pelo recebimento do prêmio "Bem Eficiente" que lhe foi outorgado pela empresa de consultoria paulista, "Kanitz & Associados", em solenidade que contou com a presença diversos deputados, de diretores, professores e alunos do CESAM e do Colégio Salesiano.

Autor do requerimento que deu orígem à homenagem, o 2°-vice-presidente da Assembléia, deputado Durval Ângelo (PT), enfatizou em seu discurso que a obra que o CESAM vem realizando em Minas Gerais, "só engrandece e dignifica o ser humano". Ele lembrou que a obra salesiana direcionada à educação dos jovens teve início na cidade italiana de Turim, por Dom João Bosco, santo e educador, espalhando-se , paulatinamente por outros continentes. No Brasil- acrescenta - ela está presente de Norte a Sul e, em Minas Gerais, são muitos os colégios e instituições mantidas pelos salesianos.

Durval Ângelo criticou a política do atual governo federal, que exclui o social, acentuando que os salesianos, mesmo sem o apoio de Brasília e de outras cidades-sede do poder, desenvolve um trabalho pautado numa libertação maior, na construção de uma cidade nova, como pensava Dom Bosco. Mencionou, ainda, o CESAM de Belo Horizonte, criado em 1973 "e, desde então tem atuado de modo pertinaz junto aos excluídos que vivem à margem da vida indigna."

Em nome da Assembléia Legislativa falou o 2°-secretário, deputado Gil Pereira (PPB), que destacou a obra dos salesianos atendendo cerca de 1.100 adolescentes, que usufruem dos benefícios da entidade mantida pela Inspetoria São João Bosco. "Hoje, falamos não de um problema escolar, mas sim de uma solução; é a magnífica solução que Ordem Salesiana encontrou para ajudar a todos esses moços. E que essa obra benfazeja continue", salientou o deputado . Gil Pereira fez a entrega de uma placa alusiva ao evento ao padre Rogério Calvi, diretor do CESAM-BH.

AGRADECIMENTO
O coordenador administrativo do CESAM, José Ismar Costa agradeceu a homenagem assinalando que a missão salesiana é de educar através da razão, da religião e do carinho, valorizando, assim, o protagonismo juvenil , com a preocupação constante de preparar o jovem para o pleno exercício de sua cidadania. Sobre o prêmio "Bem Eficiente", o coordenador afirmou que ele é o retrato de uma caminhada de 26 anos, muitas vezes árdua, com obstáculos, mas, principalmente, com muita gratidão e reconhecimento.

MESA
A reunião foi presidida pelo 2°-secretário da Assembléia, deputado Gil Pereira. Compuseram a Mesa, o diretor do CESAM, padre Rogério Calvi; coordenador administrativo do CESAM, José Ismar Costa; o juiz da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Tarcísio José Martins da Costa; padre Gervásio Passini, diretor do Colégio Salesiano; a superintendente da Secretaria Estadual de Educação, professora Vilma Fonseca, representando o secretário de estado da Educação, Murílio Hingel; Vera Maria Victer, representando o prefeito de Belo Horizonte; o vereador Antônio Pinheiro, representando a câmara Municipal de Belo Horizonte, e o deputado Durval Ângelo (PT).


Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 031-2907715