Alemg homenageia jornalistas, e nova diretoria toma posse

A Assembléia Legislativa realizou Reunião Especial na noite da última terça-feira (15/06/1999) para homenagear o Sind...

16/06/1999 - 21:07

Alemg homenageia jornalistas, e nova diretoria toma posse

A Assembléia Legislativa realizou Reunião Especial na noite da última terça-feira (15/06/1999) para homenagear o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais, em solenidade que contou com a presença de várias autoridades e profissionais de imprensa de diversas áreas. Na reunião, foi empossada a nova Diretoria Executiva, eleita para o triênio 1999/2002. A solenidade foi presidida pelo presidente Anderson Adauto (PMDB) e contou com a participação, entre outros, do vice-governador Newton Cardoso, representando o governador Itamar Franco; e dos secretários de Estado de Administração e Recursos Humanos, Sávio Souza Cruz; de Meio Ambiente, Tilden Santiago; e do Planejamento, Manoel Costa.

Tomaram posse na Diretoria Executiva a diretora-presidenta, Dinorah Maria do Carmo; o diretor secretário-geral, João Evangelista Rodrigues; a diretora financeira, Maria Genoveva Rulsdias Fonseca; o diretor administrativo- patrimonial, Edison Rios Júnior. Na Diretoria Setorial, foram empossados os diretores de Saúde, Arnaldo Rodrigues Viana e João Gabriel da Silva Pinto; os diretores de Fiscalização e Registro, Cleurice Fernandes da Silva Alves e Orlando Augusto Carneiro Guerra; os diretores de Integração com Escolas de Comunicação e Formação Sindical, Leida Aparecida dos Reis e Rogério Zola Santiago; além dos diretores de Atividades Sócio-Culturais, Mário Martins Pereira e Ricardo Márcio Camargos; os diretores de Assessoria de Comunicação Social, Carlos Damasceno Silva Lopes Pereira e Eleuza Passos Guimarães; os diretores de Assuntos Institucionais, Direito Autoral e Imagem, Antônio Luiz Tom Paixão e Auremar de Castro; e os diretores de Aposentados e Previdência, Ilma Arruda de Araújo Abreu e Walter Serrano.

Os jornalistas foram saudados pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), que lembrou em seu discurso a figura de Hipólito Costa, considerado o patrono da imprensa brasileira. Ele editou, em Londres, no princípio do século passado, o primeiro jornal brasileiro que se conhece. "Podemos dizer, assim, que a tradição de grandes jornalistas, no Brasil, começa com esse pioneiro, cujo exemplo até hoje frutifica no trabalho de nossos profissionais de mídia. Realmente são tantos os que entre nós têm-se destacado nas lides da imprensa, que seria impossível citar todos. Por essa razão, preferimos lembrar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, ora homenageado pela Assembléia Legislativa", prosseguiu.

DEVER CUMPRIDO
O jornalista Geraldo Melo Correia, presidente da entidade no triênio 1996/1999, fez um balanço de sua gestão à frente do sindicato, assinalando como conquistas a elevação da base salarial da classe ao nível da praticada no Rio de Janeiro e em São Paulo; a campanha sobre os riscos profissionais, sobretudo a Lesão por Efeitos Repetitivos (LER); o reconhecimento da presença de jornalistas nos quadros das empresas de rádio e TV; a manutenção do jornal Pauta (com sacrifícios, segundo destacou); e a realização do 10° Encontro de Jornalistas Profissionais em Belo Horizonte, congregando cerca de 600 jornalistas de todo o País. Ele encerrou seu discurso agradecendo aos diretores, funcionários e colaboradores que o auxiliaram em sua tarefa de sindicalista durante três anos.

PRIMEIRA MULHER PRESIDENTA
Dinorah Maria do Carmo, empossada como diretora-presidenta, é a primeira mulher a ocupar o cargo ao longo dos 54 anos de existência do sindicato. Em discurso intercalado por aplausos da platéia, ela agradeceu a iniciativa do Legislativo mineiro de homenagear a categoria. Prometeu implantar uma nova metodologia de trabalho com a diretoria eleita e fortalecer a categoria para que os profissionais trabalhem em condições dignas e sejam melhor remunerados.

Dinorah quer, ainda, maior conscientização e mobilização da classe, no sentido de lutar pela ampliação do mercado de trabalho e contra o desemprego. Criticou também as empresas que contratam pessoas sem registro profissional e "sem competência" para exercer funções. Solicitou ao governo do Estado empenho no sentido de abrir os órgãos de comunicação à imprensa mineira através da realização de concurso público. Entre eles, a Rede Minas de TV, a Rádio Inconfidência e o Diário Oficial. No encerramento da reunião, que contou com a presença do Coral Ars Nova, o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), entregou à presidenta do sindicato uma placa alusiva ao evento.

MESA
A solenidade foi presidida pelo presidente Anderson Adauto (PMDB), que compôs a Mesa com o o vice-governador do Estado, Newton Cardoso, representando o governador Itamar Franco; o representante do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Carvalho; a presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Dinorah Maria do Carmo; o ex- presidente do Sindicato dos Jornalistas, Geraldo Melo Correia; o presidente da Associação Mineira de Imprensa, Djalma Alves Azevedo; e os secretários de Estado de Administração e Recursos Humanos, Sávio Souza Cruz; de Meio Ambiente , Tilden Santiago; do Planejamento, Manoel Costa; além do 1°-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Dilzon Melo (PTB).


Responsável pela informação: Eusatquio Marques - ACS - 031-2907715