Secretário faz balanço dos seis meses de atividades
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo, deputado estadual Geraldo Rezende, fez um balanço dos primei...
16/06/1999 - 21:08Secretário faz balanço dos seis meses de atividades
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo, deputado estadual Geraldo Rezende, fez um balanço dos primeiros seis meses de atividades da Secretaria na reunião desta terça-feira (15/06/99) da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. O secretário esteve na Assembléia atendendo a requerimento do deputado Pastor George (PL).Segundo Geraldo Rezende, a primeira ação desenvolvida pela Secretaria foi realizar um levantamento da situação dos diversos órgãos a ela vinculados, como o Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (Indi), a Junta Comercial de Minas, a Turminas e a Companhia de Distritos Industriais. A partir daí, foram elaborados os projetos iniciais de incentivos às atividades econômicas do Estado, bem como a atração de novas empresas e investimentos. Como exemplo, o secretário citou a ativa participação na criação da Câmara de Comércio Brasil-China em Minas, considerada a maior ação da Secretaria nos primeiros meses de Governo Itamar Franco.
Outro ponto destacado pelo secretário foi a presença da Secretaria em praticamente todos o grandes eventos da indústria, comércio e turismo realizados até esse mês, como a Feira Internacional de Alimentação, em São Paulo, e a Feira de Hannover, na Alemanha, a maior feira de negócios do mundo. "A Secretaria está sempre em contato com investidas nacionais e estrangeiras para adotar políticas públicas compatíveis com as necessidades do Estado", afirmou.
AJUSTES
Geraldo Rezende falou também dos cortes de despesas e das medidas adotadas para seguir as orientações do governador Itamar Franco. Ele afirmou que a Secretaria já possuía um quadro de pessoal bastante enxuto, mas mesmo assim colocou 17 servidores do interior à disposição da Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Administração, reduziu a frota de veículos, devolveu telefones celulares e cortou 25% dos contratos terceirizados. Com isso, conseguiu diminuir em 28% as despesas do órgão, o maior ajuste realizado por uma Secretaria de Estado até o momento.
Sobre a idéia do governador de criar uma Secretaria de Estado do Turismo, o secretário mostrou-se favorável, mas afirmou que a Secretaria de Indústria e Comércio tem condições de continuar tratando do assunto. O principal, para ele, é criar políticas que possibilitem o desenvolvimento de uma estrutura para o turismo no Estado, que é muito deficiente. "O turismo é uma indústria sem chaminé, e que produz uma riqueza fantástica", disse.
VOTAÇÃO DE PARECER
Na segunda parte da reunião, os deputados aprovaram parecer favorável do deputado Pastor George (PL) ao Projeto de Lei (PL) 209/99, do deputado Álvaro Antônio (PDT), que reconhece a estância hidromineral de Bom Jardim-Fazenda Esperança, no município de Mário Campos. Também foram aprovados dois requerimentos: do deputado Pastor George (PL), convidando o prefeito de Teófilo Otoni, Edson Soares, e o diretor-executivo das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), Carlos Henrique Pollicene, para debater sobre a Zona de Processamento de Exportação do Mucuri; e do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), pedindo que seja encaminhado ofício ao presidente do BNDES, solicitando liberação de empréstimo financeiro ao grupo Mappin/Mesbla, para evitar o fim das lojas da rede.
Participaram da reunião a deputada Elbe Brandão (PSDB), presidente da Comissão, o deputado Pastor George (PL) e o deputado Álvaro Antônio (PDT).
Responsável pela informação: Eduardo Aluisio - ACS - 031-2907715