Assembléia homenageia o CEFET
A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (14/06/99), para homenagear o Centro Fe...
16/06/1999 - 06:20Assembléia homenageia o CEFET
A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (14/06/99), para homenagear o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais -CEFET, em solenidade que contou com a presença de diversos deputados, diretores, professores e alunos do estabelecimento.Autor do requerimento que deu origem à solenidade, o deputado Bené Guedes (PDT), destacou a atuação do CEFET "que hoje, mais do que nunca, para alavancar o desenvolvimento e fazer face às acirradas disputas da economia globalizada de nosso tempo, investe maciçamente em mão-de-obra qualificada, voltada para a capacitação profissional e a gestão empresarial".
Segundo o deputado, o CEFET nasceu humilde e discreto, na simplicidade da Escola de Aprendizes e Artífices, instalada em 1910 com modestas oficinas para o aprendizado de marcenaria, ferraria, sapataria, ourivesaria e carpintaria. Ao longo dos anos, as rudimentares oficinas foram cedendo lugar a modernos centros de pesquisas, salas de treinamento e laboratórios com infra-estrutura adequada para atender às atividades ligadas à formação tecnológica nas áreas de eletrônica, eletrotécnica, edificações, estradas, mecânica, química, saneamento, eletromecânica e informática.
Bené Guedes elogiou o trabalho do atual diretor, professor Carlos Alexandrino dos Santos, que imprimiu à sua administração uma política agressiva de conquistas de novas frentes, levando os benefícios da instituição a outros rincões mineiros. "É pois, com justificado orgulho - concluíu Bené Guedes - que prestamos esta merecida homenagem ao CEFET e, ao fazê-lo, o Legislativo mineiro certamente está cumprindo o seu nobre dever de reconhecer o trabalho sério e dedicado das instituições aqui existentes, estimulando as iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e a grandeza deste Estado "
Em nome da Assembléia, o 1°-secretário, deputado Dilzon Melo (PTB) saudou o homenageado lembrando que o gesto representa o reconhecimento do legislativo mineiro à entidade que muito tem feito pela educação em nosso Estado. " A nação brasileira atravessa fase de transição, em que as mudanças se fazem necessárias mas são, muitas vezes, traumáticas. Se existem dificuldades, no entanto, é necessário contabilizar os avanços para que alimentemos a esperança. Nesse sentido - concluiu o 1°-secretário - a obra do CEFET não só nos enche de orgulho, mas nos convence de que o futuro é promissor ".
AGRADECIMENTO
O diretor-geral do CEFET, Carlos Alexandrino dos Santos agradeceu a homenagem e falou sobre as metas futuras, num trabalho de interiorização da entidade em Minas Gerais e implementação de novos cursos, inclusive com ajuda externa, no campo das pesquisas como Experimentação em Medicina. Carlos Alexandrino recebeu uma placa alusiva ao evento, bem como o diretor do CEFET DE Leopoldina, Décio de Barros.
MESA
Compuseram a Mesa da solenidade o 1°-secretário da Assembléia, deputado Dilzon Melo; o diretor-geral do CEFET, Carlos Alexandrino dos Santos; diretor do CEFET de Leopoldina, Décio de Barros; o vice-prefeito de Leopoldina, Darcy Rezende, e o deputado Bené Guedes.
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 031-2907715