TV Assembléia chega ao Norte de Minas
A Assembléia assina, neste sábado (24/4/99), com as Prefeituras de Almenara, Pedra Azul, Itaobim e Joaíma convênio pa...
21/04/1999 - 10:52TV Assembléia chega ao Norte de Minas
A Assembléia assina, neste sábado (24/4/99), com as Prefeituras de Almenara, Pedra Azul, Itaobim e Joaíma convênio para transmissão do sinal da TV Assembléia (canal 11 do sistema a cabo) nesses municípios. O canal de transmissão da TV Assembléia em Almenara será o 29; em Pedra Azul, o 19; em Joaíma, o 2; e, em Itaobim, o 3. O presidente do Legislativo mineiro, deputado Anderson Adauto (PMDB), estará presente em todas as cidades para iniciar as transmissões.A abertura será em Almenara, às 9 horas, no Auditório do CAIC (Centro de Atenção Integral Criança e ao Adolescente), à rua Doutor Sabino Silva, s/nº. Às 13 horas, o presidente inaugura o sinal em Pedra Azul, no Plenário da Câmara Municipal (Praça Hormino de Almeida, 280 - Centro). Às 16 horas a solenidade será em Itaobim, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal (rua Guanabara, 236 - Centro), e, às 20 horas, em Joaíma, no Parque de Exposições de Joaíma (rua Brasília, s/nº).
CANAL DE COMUNICAÇÃO
Primeira TV legislativa do Brasil, a TV Assembléia faz parte da política de comunicação da Assembléia, que desde o início da década vem criando e fortalecendo canais de comunicação direta com a sociedade. A lei que regulamentou o sistema de tevês a cabo, de novembro de 1995, estipulou que as Assembléias e as Câmaras Municipais poderiam compartilhar um canal. A emissora entrou no ar no dia 30 de novembro de 1995, um dia após a regulamentação da lei. Hoje, opera com 17 horas de programação de segunda a sexta (de 7h30m a 0h30m) e 12 horas nos sábados, domingos e feriados (de 12h a 0h), e já chega a outras sete cidades mineiras, além da capital: Uberlândia, Araguari, Governador Valadares, Montes Claros, Caratinga e Divinópolis, no sistema a cabo; e a Patrocínio, em sinal aberto.
PROGRAMAÇÃO BÁSICA
A programação básica consta de transmissões ao vivo e gravação na íntegra das reuniões do Plenário e das Comissões, dos Ciclos de Debate, Fóruns Técnicos e Seminários, além dos cursos e palestras oferecidos pela Escola do Legislativo. Também são produzidos programas de debates em estúdio - "Assembléia Debate", "Questão de Ordem" e "Procon Assembléia" - e jornalísticos. Recentemente a TV começou a investir em programação cultural, dando espaço às produções do Teatro do Espaço Político Cultural.
O principal jornalístico da emissora é o "Repórter Assembléia", que cobre todos os fatos que acontecem na Assembléia, com 15 minutos de duração, que vai ao ar todos os dias úteis às 7h30, 13h, às 18h30, 22h e 24h, durante o período normal de reuniões, tendo alterações no recesso. O jornalístico "Assembléia Informa", com dois minutos de duração, veiculado nas emissoras comerciais, é também produzido pela equipe da TV Assembléia, que está submetida à Área de Rádio e Televisão. A Área é também responsável pelo programa de rádio, também chamado "Assembléia Informa", com dois minutos, veiculado nas emissoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
DESTAQUES
Conheça os programas da TV Assembléia:
* Plenário ao vivo - transmissão na íntegra das reuniões deliberativas do Plenário, às terças, quartas e quintas-feiras, às 14h15m, incluindo primeira parte (Oradores) e segunda parte (Votações), além de entrevistas com os deputados após o encerramento.
* Comissões - Compactos de até duas horas das reuniões promovidas diariamente pelas Comissões permanentes e temporárias (CPIs, Especiais, etc) na Assembléia ou no interior, para debater projetos ou assuntos de relevância com especialistas ou autoridades de governo.
* Ciclo de Debates, Fórum Técnico e Seminário Legislativo - íntegra desses grandes eventos, eventuais, que reúnem autoridades e especialistas de projeção no debate de questões de repercussão que passam pelo Legislativo.
* Teleconferências - Debate de assunto relevante com horário fechado, em geral de três horas, em dia previamente marcado, com sinal aberto para parabólica, em condições de ser captado em qualquer ponto do país.
* Formação Política - Palestras e debates da série de dez aulas semanais desse curso promovido pela Escola do Legislativo com personalidades do mundo acadêmico.
* História Política - Palestras e debates do Ciclo de História promovido pela Escola do Legislativo com personalidades nacionais e estrangeiras do mundo acadêmico.
* Assembléia Debate - Programa de estúdio, semanal, com um âncora e quatro convidados - em geral dois deputados e dois especialistas - discutindo assunto da conjuntura nacional.
* Questão de Ordem - Programa de estúdio, semanal, com um âncora e quatro convidados - em geral dois deputados e dois especialistas - discutindo tema ligado à situação do Estado.
* Repórter Assembléia - Jornalístico de 12 minutos em dois blocos, diário, com o noticiário do que acontece na Alemg e a repercussão de assuntos do dia. Apresentado também na TV Minas.
* Assembléia Informa - flash de dois minutos sobre o trabalho do Legislativo, veiculado também em 20 emissoras de tevê aberta, na capital e no interior.
* Procon Assembléia - Programa de estúdio, semanal, com notas e entrevistas sobre questões do Direito do Consumidor, reproduzindo na tevê o serviço prestado por esse órgão na Assembléia.
* Teatro Assembléia - Compactos dos espetáculos teatrais apresentados no Projeto Zás, do Teatro do Espaço Político Cultural, com entrevistas com os produtores.
Responsável pela informação: Ana Paula - ACS - 031-2907715