Frente pela autonomia dos Estados é lançada no dia 15
O presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Roberto Requião (PMDB/P...
13/03/1999 - 11:43Frente pela autonomia dos Estados é lançada no dia 15
O presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Roberto Requião (PMDB/PR) e o deputado federal Aloizio Mercadante (PT/SP) estarão participando, nesta segunda-feira (15/3/99), do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Autonomia dos Estados, que integra o Projeto "Minas Unida Vence a Crise", assim como a teleconferência "Desafios da Federação Brasileira", que ocorre no mesmo dia, pela manhã. O governador Itamar Franco confirmou presença no evento. O lançamento da Frente acontecerá no Plenário, sob a coordenação do deputado Durval Ângelo (PT), 2º- vice-presidente da Assembléia, das 14 às 16h30min. O Projeto "Minas Unida Vence a Crise" é uma iniciativa da Assembléia mineira e consiste de iniciativas que visam ampliar o debate sobre a crise atual e a situação financeira do Estado, envolvendo toda a sociedade numa discussão mais ampla e aprofundada.No lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Autonomia dos Estados, estarão presentes senadores, deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos de todas as unidades da Federação. Já foram confirmadas a presença de 22 deputados, representando os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraíba, Roraima, Rondônia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantis e Goiás. A idéia de criação da Frente Parlamentar foi discutida em Porto Alegre, no último dia 5 de fevereiro, quando da reunião dos governadores de oposição, que contou também com a presença de diversos parlamentares, entre eles o presidente da Assembléia de Minas, deputado Anderson Adauto (PMDB).
TELECONFERÊNCIA
Na parte da manhã, a Assembléia de Minas vai promover uma teleconferência, em Plenário, das 9 horas às 13 horas, sobre o tema "Desafios da Federação Brasileira", que também integra o Projeto "Minas Unida Vence a Crise". As exposições e o debate serão transmitidos ao vivo pela Rede Minas e pela TV Assembléia. Os telespectadores poderão formular perguntas pelo telefone 0800- 310888 ou pelo fax (031) 290-7770.
O papel da União e dos Estados no quadro da globalização, e os limites da centralização e da autonomia dos Estados são alguns dos assuntos que serão abordados pelos debatedores. Serão expositores o senador Roberto Requião (PMDB/PR); o deputado federal Aloizio Mercadante (PT/SP); o professor José Alfredo Baracho, da UFMG; e a professora Aspásia Camargo, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas e assessora especial do Itamaraty. O coordenador dos debates será o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB). A teleconferência teve 322 inscritos, entre representantes de federações, sindicatos patronais e de trabalhadores, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, organizações estudantis e outros.
ORIENTAÇÃO
Se o receptor de satélites do telespectador for do tipo de sintonia manual, o sinal será recebido no último canal de polarização vertical, imediatamente após o canal Amazonsat. Se o receptor for de sintonia do tipo digital, a orientação é que o telespectador consulte o manual do equipamento para sintonizar o canal (freqüência 960 MHz, polarização vertical, filtro 17 MHz).
No dia 21 de abril, o Projeto "Minas Unida Vence a Crise" prevê a realização de um encontro final, em Ouro Preto, quando será feito o lançamento do manifesto "Minas Unida Vence a Crise", que apresentará um resumo da situação financeira do Estado e sugestões de soluções.
Responsável pela informação: Fabiana Oliveira - ACS - 031-2907715