Gerson Boson tem nome aprovado para Reitoria da Uemg
O professor Gerson de Britto Mello Boson, indicado para reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) pelo ...
13/03/1999 - 10:42Gerson Boson tem nome aprovado para Reitoria da Uemg
O professor Gerson de Britto Mello Boson, indicado para reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) pelo governador Itamar Franco, teve seu nome aprovado pela Comissão Especial instalada para emitir parecer sobre a matéria. O parecer favorável, do deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB), foi analisado nesta quinta-feira (11/3/99), em reunião da Comissão, que apreciou também as indicações dos titulares do Instituto de Geociências Aplicadas (Iga), Fundação Centro Tecnológico do Estado de Minas Gerais (Cetec) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Os quatro indicados terão agora seus nomes apreciados pelo Plenário, em votação secreta, depois de terem sido sabatinados em argüição pública da Comissão. Segundo a Constituição do Estado, os titulares dos órgãos da administração pública indireta têm que ter seus nomes aprovados pela Assembléia Legislativa antes de tomarem posse.Na última reunião da Comissão, nesta terça-feira (9/3/99), os nomes de David Márcio Santos Rodrigues (Iga), Magdala Alencar Teixeira (Cetec) e Daison Olzany Silva (Fapemig) foram aprovados. A Comissão solicitou, no entanto, prazo de 48 horas para emitir parecer sobre a indicação para a Uemg, em função de análises técnicas. A indicação teria que passar pela escolha do nome entre os indicados em lista tríplice elaborada pelo Colégio Eleitoral, como prevê o artigo 12 da Lei 11.539/94. Isso não ocorreu, e caberia ao Conselho Universitário - órgão de deliberação superior da universidade - questionar a indicação. Segundo o relator, como o Conselho não se manifestou, supõe-se aprovação tácita do nome de Gerson de Britto Mello Boson. A questão, acrescentou o relator, é "interna corporis", à qual a Comissão Especial não deve se ater.
O deputado Márcio Cunha (PMDB) destacou a competência e o preparo do professor Boson. O deputado Paulo Piau (PFL) elogiou a iniciativa da sabatina dos indicados a titulares de órgãos da administração pública indireta, prevista na Constituição do Estado, afirmando, no entanto, que os procedimentos precisam ser aprimorados, não devendo ser sabatinados todos de uma só vez. Segundo a presidente da Comissão, deputada Elaine Matozinhos (PSB), as argüições públicas ocorreram num único dia por falta de espaço físico para receber os sabatinados em horários e dias diferentes.
Presenças - Compareceram à reunião os deputados Elaine Matozinhos (PSB), que a presidiu, Antônio Carlos Andrada (PSDB), Márcio Cunha (PMDB) e Paulo Piau (PFL).
Responsável pela informação: Fabiana Oliveira - ACS - 031-2907715