Comissão aprova três indicados

A Comissão Especial para emitir parecer sobre a indicação dos titulares para o Instituto de Geociências Aplicadas (IG...

10/03/1999 - 11:55

Comissão aprova três indicados

A Comissão Especial para emitir parecer sobre a indicação dos titulares para o Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Fundação Centro Tecnológico do Estado de Minas Gerais (Cetec), e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou, após sabatina realizada nesta terça-feira (9/3/99), parecer favorável aos indicados para o comando do Cetec, da Fapemig e do IGA; e solicitou prazo de 48 horas, em função de análises técnicas, para emitir parecer a respeito do indicado à reitoria da Uemg.

O primeiro sabatinado foi Daison Olzany Silva, indicado para a presidência da Fapemig. O relator da Comissão, deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB), questionou-o principalmente em relação aos repasses destinados à fundação. Segundo Daison Olzany, os recursos não são suficientes e isso tem causado atraso à pesquisa científica no Estado. Ele ressaltou que é preciso "mostrar para a sociedade que a pesquisa dá retorno ao Estado que investe nessa área".

O professor Gerson de Britto Mello Boson, indicado para a Reitoria da Uemg, foi o segundo a ser ouvido pela Comissão. Dentre os pontos questionados, foram levantadas questões relativas aos programas de ensino à distância, à qualificação do corpo docente e à real absorção das unidades que integram a Universidade do Estado de Minas Gerais. O professor lembrou que o quadro atual da universidade mostra "dois tipos de abundância: uma, benéfica, que é a abundância de trabalhos e projetos, e uma maléfica, a da parcimônia dos recursos".

A Comissão também argüiu Magdala Alencar Teixeira, indicada à presidência do Cetec. Ela foi questionada basicamente a respeito de questões sobre o quadro técnico da instituição. Magdala afirmou que o Cetec conta com um corpo técnico muito reduzido, mas da mais alta qualidade. Ela ressaltou, ainda, de maneira geral, a infra-estrutura do centro e, especificamente, dos laboratórios que o Cetec possui. Magdala Alencar aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à Assembléia. "É preciso que se criem mecanismos para recompor o quadro de funcionários do Cetec", solicitou ao relatar a dificuldade que a instituição enfrenta com as várias aposentadorias de seus servidores.

Finalizando os trabalhos da Comissão, foi sabatinado David Márcio Santos Rodrigues, indicado para a diretoria-geral do IGA, que falou dos seus projetos à frente do instituto, destacando principalmente a necessidade de um processo constante de melhoria técnica do pessoal, onde a parceria com a Fapemig é um fator fundamental.

PRESENÇAS - Compareceram à reunião os deputados Antônio Carlos Andrada (PSDB), Márcio Cunha (PMDB), Paulo Piau (PFL), Edson Rezende (PSB), Mauro Lobo (PSDB), Adelmo Carneiro Leão (PT), Maria José Haueisen (PT) e Elaine Matozinhos (PSB), que a presidiu.


Responsável pela informação: Luiz Filippe - ACS - 031-2907715