Comissão propõe uma série de atividades para este ano
A Comissão de Turismo, Indústria e Comércio reuniu-se ontem (02/03/1999) para definir suas principais atividades e es...
03/03/1999 - 18:22Comissão propõe uma série de atividades para este ano
A Comissão de Turismo, Indústria e Comércio reuniu-se ontem (02/03/1999) para definir suas principais atividades e estabelecer um calendário básico de trabalho para este ano, integrado aos trabalhos da Assembléia. Segundo a presidente da Comissão, deputada Elbe Brandão (PSDB), que também na tarde de ontem fez pronunciamento em Plenário sobre o assunto, uma das sugestões é de que seja realizado um seminário legislativo que avalie e proponha ações conjuntas entre diversos segmentos da sociedade, versando sobre o impacto social do desemprego em Minas Gerais. Esse seminário poderia ser realizado inclusive em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - , que tem o desemprego como tema de sua Campanha da Fraternidade, este ano.Também foi proposta a realização de três ciclos de debates, criando um fórum de discussão para os seguintes assuntos: avaliação dos efeitos do Seminário Legislativo do Turismo, promovido pela Assembléia na Legislatura passada; impacto da possível reabertura dos cassinos em Minas Gerais; socialização de conhecimentos entre a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia e as comissões congêneres do Senador Federal, da Câmara Federal e de outras Assembléias, contando ainda com a participação dos países que compõem o Mercosul.
CAPITAL DO MERCOSUL
Outra sugestão da Comissão é o lançamento de uma ampla campanha para que Belo Horizonte seja transformada na "Capital do Mercosul", nos moldes das relações existentes entre outras cidades e entidades internacionais, em todo o mundo. A deputada Elbe Brandão ressaltou que a capital mineira reúne amplas condições para assumir tal posição, e que a vocação da cidade para sediar encontros e congressos confirma essa visão. Segundo ela, a campanha deve envolver a Prefeitura de Belo Horizonte, os Legislativos da Capital e o estadual, as bancadas mineiras federais e todas as entidades empresarias e de categorias profissionais diversas, num esforço para destacar Belo Horizonte no contexto latino-americano, fator que certamente provocaria a geração de empregos, através do incremento da indústria, do comércio e do próprio turismo de negócios.
A deputada Elbe Brandão sugeriu ainda que a Comissão tenha como convidados permanentes de suas reuniões representantes dos setores do Turismo, da Indústria e do Comércio, legitimamente reconhecidos pelas classes patronais e sindicais de empregados dos setores. Ela acredita que essa participação poderia enriquecer o intercâmbio entre o Legislativo e a sociedade, considerando-se estes setores, colaborando nas decisões polícias da Assembléia.
Participaram da reunião a deputada Elbe Brandão (PSDB), presidente da Comissão, e os deputados Geoge Hilton (PL) e Márcio Cunha (PMDB).
Responsável pela informação: Cristiane Pereira - ACS - 031-2907715