Comissão aprova diversos requerimentos

A Comissão de Direitos Humanos aprovou na reunião desta quarta-feira (25/02/99) requerimentos dos deputados Antônio A...

27/02/1999 - 10:59

Comissão aprova diversos requerimentos

A Comissão de Direitos Humanos aprovou na reunião desta quarta-feira (25/02/99) requerimentos dos deputados Antônio Andrade (PMDB), Durval Ângelo (PT), Luiz de Menezes (PPS) e Washington Rodrigues (PL). Foram aprovados, ao todo, seis requerimentos. O deputado Durval Ângelo (PT) solicitou que seja realizada audiência pública na cidade de Itabira para apurar denúncias de torturas e agressões praticadas contra garimpeiros e moradores da região nas dependências da Companhia Vale do Rio Doce. O documento foi também assinado pela deputada Maria Tereza Lara (PT). Outro requerimento, do deputado Luiz de Menezes (PPS), também solicitou que sejam apuradas as denúncias veiculadas recentemente pela imprensa de torturas e possíveis assassinatos ocorridos nos garimpos de Itabira.

O deputado Antônio Andrade (PMDB) apresentou requerimento solicitando à Assembléia Legislativa que se manifeste junto ao governo do Estado de Minas Gerais. O deputado quer que o Executivo de Minas interceda junto ao governo do Piauí, solicitando a apuração da chacina de dois mineiros, que teriam sido assassinados pela polícia piauense.

VESPASIANO
O deputado Washington Rodrigues (PL) apresentou três requerimentos. O primeiro solicitando moção de pesar pelo falecimento dos soldados Adenilson Lima da Silva e José Reis de Paula, no município de Vespasiano. O segundo solicitando à Comissão de Direitos Humanos que realize audiência pública para ouvir policiais militares e moradores de Vespasiano sobre as condições de trabalho e os padrões de segurança da 6ª Companhia Independente do município. O requerimento solicita, ainda, que sejam convidados a participar da audiência o Comandante da 6ª Companhia Independente de Vespasiano, major José Eduardo da Silva.

O último requerimento apresentado pelo deputado Washington Rodrigues (PL) solicita que seja realizada reunião da Comissão de Direitos Humanos para apurar denúncias divulgadas contra o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, cel. Sérgio Luiz Marques, que estaria deslocando policiais militares de suas funções para trabalharem em outras atividades e para prestar serviços particulares. O deputado pede que seja convocado a participar da reunião o cel. Sérgio Luiz Marques, e convidados o professor Fernando Costa e o ouvidor de Polícia do Estado, José Roberto Rezende além de todos os servidores lotados no 25º BPM.

Participaram da reunião da Comissão os deputados João Leite (PSDB), que a presidiu, Glycon Terra Pinto (PPB), Maria Tereza Lara (PT) e Washington Rodrigues (PL).


Responsável pela informação: Ana Carolina - ACS - 031-2907715