Romeu Queiroz é homenageado em Patrocínio

O presidente da Assembléia, deputado Romeu Queiroz (PSDB), foi homenageado na sexta-feira (29/01/99), pela Mesa, lide...

30/01/1999 - 07:00

Romeu Queiroz é homenageado em Patrocínio

O presidente da Assembléia, deputado Romeu Queiroz (PSDB), foi homenageado na sexta-feira (29/01/99), pela Mesa, lideranças e deputados da Assembléia Legislativa, com uma reunião solene na Câmara Municipal de Patrocínio, cidade natal do presidente. Romeu Queiroz assume nesta segunda-feira (01-02-99) uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília, depois de três Legislaturas. A solenidade contou com a presença de mais de 50 deputados estaduais, deputados federais, lideranças políticas e empresariais e personalidades. O presidente Fernando Henrique Cardoso foi representado pelo ministro do Orçamento e Gestão, Paulo Paiva.

O coordenador do evento foi o deputado Cleuber Carneiro (PFL) que abriu a solenidade destacando a importância do presidente Romeu Queiroz para a consolidação da política de aproximação da Assembléia com a sociedade. Carneiro afirmou ainda que o deputado Romeu Queiroz é a maior liderança que surgiu no cenário político mineiro nos últimos anos. O deputado finalizou o seu pronunciamento agradecendo ao presidente a convivência amigável e profetizando o seu sucesso na Câmara Federal.

O líder da bancado do PDT, deputado Alencar da Silveira Júnior, afirmou que a convivência com o presidente Romeu Queiroz proporcionou um enorme aprendizado para sua carreira política, por ser o presidente um grande parlamentar. O deputado Gilmar Machado (PT) exaltou a capacidade do presidente em cumprir os acordos firmados com a oposição durante muitas negociações, e disse que esta é uma característica fundamental para alguém que exerce liderança.

Também se pronunciaram diversas autoridades e lideranças partidárias: o ministro Paulo Paiva; o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Geraldo Rezende; os deputados estaduais Antônio Júlio (PMDB), Ajalmar Silva (PSDB), Alberto Pinto Coelho (PPB), Miguel Martini (PSN), Anderson Adauto (PMDB); o deputado estadual eleito Eduardo Hermeto (PSB); o deputado federal eleito Virgílio Guimarães (PT); o secretário geral da Mesa da Assembléia, Paulo Navarro; o presidente do Centro de Cronistas Políticos de Minas, jornalista Flávio Pena; o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-presidente da Assembléia José Ferraz; o presidente da Câmara de Vereadores de Patrocínio, Guilherme de Almeida Queiroz; e o prefeito de Patrocínio, Roberto Queiroz Nascimento.

Ao fim dos pronunciamentos, o deputado Romeu Queiroz discursou em agradecimento aos colegas, aos familiares e a "cada um dos presentes que de um modo ou de outro, com o voto ou com o conselho, com a palavra ou com o exemplo, com a idéia ou com a ação", participaram de sua trajetória. "De tudo que tenho feito, nada pude fazer sozinho", disse. O presidente Romeu Queiroz disse que o momento não é para se dizer adeus e sim um momento de mudança de etapas. E reafirmou que vai exercer sua função da melhor maneira possível.

Romeu Queiroz ressaltou que o momento atual é de negociação política para construção de consensos. "Esta é a essência do sistema democrático de Governo. A outra forma de fazer política é o autoritarismo, é a extinção da liberdade, é a negação da cidadania. Por isso, digo que a política envolve responsabilidades e desafios imensos e intransferíveis", afirmou.

Compuseram a mesa, durante a solenidade, o ministro Paulo Paiva; o secretário de Estado Geraldo Rezende; o deputado Cleuber Carneiro (PFL); o prefeito de Patrocínio, Roberto Queiroz; o presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, Guilherme de Almeida Queiroz; o deputado federal Roberto Brant (PSDB); o deputado federal eleito Virgílio Guimarães (PT); e o desembargador Paulo Tinoco.


Responsável pela informação: Luiz Filippe - ACS - 2907715