Comissão de Direitos Humanos aprova dois requerimentos

A Comissão de Direitos Humanos aprovou, nesta quarta-feira (21), requerimento do deputado Durval Ângelo (PT) solicita...

26/10/1998 - 02:37

Comissão de Direitos Humanos aprova dois requerimentos

A Comissão de Direitos Humanos aprovou, nesta quarta-feira (21), requerimento do deputado Durval Ângelo (PT) solicitando uma audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para tratar da retirada dos resíduos tóxicos que se encontram depositados nas instalações da siderúrgica Santa Maria, no município de São Gonçalo do Pará. O lixo tóxico está depositado na siderúrgica de forma ilegal há mais de um ano, colocando em risco a saúde de toda população da cidade. As centenas de toneladas de resíduos são provenientes de diversas empresas paulistas e multinacionais.

O deputado convida para a audiência pública o prefeito de São Gonçalo do Pará, Oswaldo Maia; o presidente da Câmara Municipal da cidade, Antônio Carlos de Lima; o promotor da comarca de Pará de Minas, José Carlos Fernandes Júnior; e representantes de entidades como a Feam, o Copam, o Ibama, a Procuradoria da República em Minas Gerais e o Ministério Público.

O outro requerimento aprovado é do deputado João Batista de Oliveira (PDT), que solicita audiência pública para que sejam ouvidos representantes da Funai, da Polícia Militar e do Cimi, para prestar esclarecimentos a respeito do Grin, programa pelo qual a Polícia Militar teria treinado indígenas em técnicas de guerrilha. O deputado também solicita que sejam convidados indígenas remanescentes do programa.

Participaram da reunião os deputados João Leite (PSDB), que a presidiu, João Batista de Oliveira (PDT) e Durval Ângelo (PT).


Responsável pela informação: Otavio - GCS - 031-290-7812