Debatedores analisam o papel dos marqueteiros na eleição
"O marketing surge como um desserviço quando usado somente para apresentar um candidato no período eleitoral". A afir...
25/10/1998 - 21:40Debatedores analisam o papel dos marqueteiros na eleição
"O marketing surge como um desserviço quando usado somente para apresentar um candidato no período eleitoral". A afirmação foi feita pelo jornalista Ronaldo Martins, durante o primeiro debate da TV Assembléia nestas eleições. O tema é "O valor do voto". Para Martins, utilização de estrelas da TV e cantores mexe com o emocional da população e excluí "candidatos que pensam" e fazem uso de outras vias para apresentarem suas proposta e programas. Para Lucília Neves, na política há uma necessidade constante de renovação e, no caso do marketing, não houve evolução alguma. Neves explicou que o formato atual da campanha não motiva o eleitor, pois ele é ultrapassado e vem sendo utilizado o marketing de distribuição simples de santinhos.O cientista político Luís Aureliano acredita que a utilização dos meios de comunicação de massa é importante no processo eleitoral pelo fato do perfil da população de hoje ser de uma sociedade de massa. Ele ressaltou que embora o emprego da comunicação de massa seja fundamental, existem algumas disfunções como a divulgação das pesquisas de opinião, as quais influenciam na decisão do eleitorado, em sua avaliação.
Para o jornalista e consultor da Assembléia, Lélio Fabiano, a imprensa deve à população brasileira o esclarecimento sobre os mecanismos que envolvem o processo eleitoral. Ele acredita que, embora a cobertura tenha sido intensa, faltou clareza e serviço. "Devemos isso à população", ressaltou.
Responsável pela informação: Leonardo - GCS - 031-2907812