Homenagem da Assembléia ao movimento das Donas de Casa
A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de terça-feira (14/09), para homenagear os 15 anos de fun...
17/09/1998 - 16:36Homenagem da Assembléia ao movimento das Donas de Casa
A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de terça-feira (14/09), para homenagear os 15 anos de fundação do Movimento das Donas de Casa - MDC, em solenidade que contou com a presença de deputados, empresários e membros do movimento. Autor do requerimento que deu orígem à homenagem, o deputado José Militão (PSDB) destacou em seu discurso a força do MDC que há 15 anos vem militando em defesa dos interesses do povo mineiro.Fundado em 13 de setembro de 1983, o MDC - MG é uma entidade civil sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, que tem como objetivo defender as donas de casa e consumidores, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua população.O movimento, hoje, com mais de cinco mil filiados , segundo Militão, "surgido numa época em que o País se abria para a normalização democrática, tem procurado fazer um trabalho de conscientização junto à comunidade, enfatizando sobretudo os direitos do cidadão ."
Para o deputado, o MDC- MG apresenta hoje uma folha de serviços que poucas entidades podem exibir, não só realizando campanhas contra abusos na área de consumo, como divulgando o Código de Defesa do Consumidor. Num trabalho de repercussão nacional, já moveu cerca de vinte ações civis coletivas, contestando, entre outras, arbitrariedades , cobranças de taxas abusivas, reajustes de 84% nos saldos dos mutuários da Caixa Econômica Federal e a imoralidade dos serviços telefônicos de prefixo 900 e 0900.
Como se vê, concluíu Militão, " é mais do que justa esta homenagem que ora prestamos ao MDC -MG , e nossos votos são para que a entidade tenha vida longa e continue sempre engajada em mobilizar a população na defesa da cidadania e de uma melhor qualidade de vida para todos".
O FIM DO DESPERDÍCIO
A vereadora e presidente da entidade, Lúcia Pacífico Homem agradeceu a homenagem recordando os anos de lutas, tropeços e obstáculos, mas também de conquistas, como a elaboração do Código de Defesa do Consumidor, uma lei moderna e avançada para proteger a população consumidora.
O MDC - MG, iniciado por 50 donas de casa, hoje atinge 16 Estados brasileiros, e o objetivo é alcançar todo o território nacional, assegura Lúcia Pacífico. Ela disse que o lema do movimento, " pechinchar, reclamar e lutar está dando certo. " E nós, que somos o termômetro do comércio, temos que insistir na luta contra o desperdício, para que nossos recursos não sejam despejados na lata de lixo". Ela citou a campanha do retorno das embalagens, com distribuição de bõnus pelos comerciantes, como forma de reduzir o lixo doméstico, e o retorno das pilhas e baterias celulares materiais altamente poluentes .
A vereadora defendeu o fim da questão do disque 900 e 0900 , que estão onerando o orçamento doméstico, e a questão dos sorteios pela televisão, que " enganam" os consumidores menos avisados. A entidade já move ações na justiça contra tais abusos, segundo Lúcia Pacífico.
Ao final da reunião, que teve participação do Coral das Donas de Casa e de uma parte da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o deputado José Militão fez a entrega de uma placa alusiva ao evento à presidente do MDC - MG.
MESA.
Compuseram a Mesa da reunião, além do deputado José Militão, o secretário de Estado do Trabalho, da Criança e do Adolescente, James Ladeia, representando o governador do Estado; a vereadora Lúcia Pacífico Homem; o secretário executivo do PROCON Estadual, Joaquim Fernandes Neto e José Pacífico Homem Sobrinho.
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - GCS - 031-2907812