Campanha de Voto eletrônico na Assembléia Legislativa
A Assembléia recebeu, nesta quarta-feira (12), a campanha "A Semana do Voto Eletrônico", organizada pelo Tribunal Reg...
17/08/1998 - 16:33Campanha de Voto eletrônico na Assembléia Legislativa
A Assembléia recebeu, nesta quarta-feira (12), a campanha "A Semana do Voto Eletrônico", organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). A campanha vai até sábado (15), em 45 municípios do Estado.Segundo Flávio Caixeta, assessor de imprensa do TRE, a urna eletrônica vem reduzindo o número de votos brancos e nulos, em relação a eleições anteriores. O assessor comentou que nas eleições de 1992 a capital mineira teve 20% de votos brancos e nulos, com o voto manual. "Em 1996 esse número caiu para 13% com o voto eletrônico. Por isso, temos que orientar e esclarecer bem o eleitor para que ele tenha facilidade no momento de votar", disse.
O assessor lembrou, ainda, que a novidade nas eleições do dia 4 de outubro será a bateria interna das urnas eletrônicas, que terá capacidade para resistir por até seis horas a falta de energia elétrica. Nas últimas eleições a capacidade era para, no máximo, duas horas.
Disque-eleições - Já está funcionando o "disque-eleições". Os deputados filiados à União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) vão poder contar com o serviço que vai auxiliá-los na interpretação da lei eleitoral. O interessado disca 0800-61-8765 e será atendido por um funcionário que imediatamente irá encaminhar o caso à equipe de assistência jurídica.
Segundo o deputado Miguel Martini (PSN), presidente da Unale, o "disque- eleições" tem tido sucesso entre os deputados. "O nosso propósito é estar presente no dia-a-dia do parlamentar, oferecendo-lhe todas as condições para o bom exercício do mandato", afirma.
Responsável pela informação: Otavio - GCS - 031-2907715