Assembléia comemora o dia internacional do cooperativismo

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (29/06), para comemorar o Dia Internaci...

07/07/1998 - 06:35

Assembléia comemora o dia internacional do cooperativismo

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (29/06), para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, em solenidade que contou com a presença de diversos deputados , representantes de diversas cooperativas agropecuárias, cooperativas de serviços, diretores e trabalhadores do interior e da Capital, além de um grande número de deficientes audiovisuais, membros da Coopag- Cooperativa de Deficientes Audiovisuais , que trabalham no serviço público estadual.

Autor do requerimento que deu orígem à comemoração, o deputado Anivaldo Coelho (PT), falou sobre o surgimento do cooperativismo na Inglaterra, em 1844, por iniciativa de 28 tecelões que trabalhavam nas fábricas da cidade de Manchester. "Esses pioneiros dessa feliz iniativa acabaram legando à posteridade as bases de um sistema eficiente, que não visa ao lucro e exclui os intermediários e atravessadores do modelo comercial convencional."

Anivaldo Coelho concluíu seu discurso afirmando que o Dia Internacional do Cooperativismo é a ocasião propícia para se refletir sobre a importância do trabalho solidário.

Falando em nome da Assembléia Legislativa, o presidente, deputado Romeu Queiroz citou a COFAL- Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Assembléia, instituída há 18 anos, como exemplo de órgão que só tem feito ampliar o leque de benefícios que oferece. Ela cresceu para tornar-se, nos dias atuais, a oitava cooperativa de crédito do Estado, contando com 1.467 associados. "Esse pioneirismo, de que nos devemos orgulhar, encontrou seguidores em outras unidades da Federação", acrescentou o presidente do Legislativo mineiro..

Romeu Queiroz citou, também, a Frente Parlamentar de Cooperativismo, cujas bases foram lançadas pelo Congresso Nacional, em nível de Federação, há pouco mais de dois anos, tendo a idéia, de imediato, contado com expressivas adesões no ambiente parlamentar brasileiro, originando a FRENCOOP mineira, por meio de deliberação da Mesa da Assembléia. Queiroz concluíu assegurando que " o cooperativismo é, hoje, uma realidade universal. A par de fenômenos como a globalização da economia, a formação de blocos comerciais, a unificação das moedas e a liberalização das barreiras alfandegárias, condensa o sistema numa fórmula eficaz e eficiente, para o sucesso das atividades produtivas".

EM MINAS GERAIS EXISTEM 830 COOPERATIVAS
O presidente das Organizações Cooperativas de Minas Gerais, Alfeu Silva Mendes agradeceu a homenagem citando números significativos sobre o cooperativismo internacional, congregando mais de 100 países e mais de 800 mil cooperados. Ele afirmou que , no Brasil, as cooperativas passam por um momento forte, deixando de ser alternativas para se tornar solução para o produtor e para o consumidor."Em Minas Gerais somos 830 cooperativas , destacando-se 130 na área de saúde e 111 na área de serviços diversos."

Alfeu Mendes citou o bom desempenho das cooperativas de crédito rural, as cooperativas urbanas, as cooperativas agropecuárias que produzem 60% do leite do Brasil e 50% do café consumido e exportado pelo Brasil. Destacou as cooperativas educacionais, surgidas nos últimos anos, constituídas por pais e mestres , para melhorar a qualidade de ensino por um custo suportável. Por último, citou o projeto do deputado Paulo Piau, em tramitação na Assembléia, com objetivo de permitir que as cooperativas participem de licitações públicas, "propiciando um novo impulso ao cooperativismo no Estado."

MESA
Ocuparam a Mesa da solenidade o presidente da Assembléia, deputado Romeu Queiroz; o secretário de Estado da Agricultura, Nuno Casassanta, representando o governador do Estado;o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais-OCEMG, Alfeu Silva Mendes; coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Minas, deputado Paulo Piau (PFL); o supervisor da Frencoop, ex-deputado Roberto Amaral; o presidente da COFAL, Cristiano Félix dos Santos Silva e o deputado Anivaldo Coelho.


Responsável pela informação: Eusatquio Marques - GCS - 031-2907800