Assembléia homenageia os 50 anos da Emater

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (22/06), para homenagear os 50 anos da ...

25/06/1998 - 10:03

Assembléia homenageia os 50 anos da Emater

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda- feira (22/06), para homenagear os 50 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - Emater. A solenidade, presidida pelo 3º- vice-presidente da Assembléia, deputado Geraldo Rezende, contou com a participação de deputados, diretores e servidores da empresa.

O ex-deputado Roberto Amaral, autor do requerimento que deu origem à homenagem, destacou em seu discurso o trabalho da empresa, que teve início em 1948, "quando o Governo mineiro teve a feliz iniciativa, associado à American International Association - entidade patrocinada pela Fundação Rockefeller, de instituir a Assistência de Crédito e Assistência Rural - Acar, lançando a extensão no campo como um dos mais legítimos ícones do desenvolvimento em Minas Gerais."

Em 1976, prosseguiu Amaral, em razão da crescente abrangência da Acar, o Governo criou sua sucessora, a Emater, empresa pública vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Hoje, passados cinqüenta anos da implantação original, a agência tornou-se, com justiça, sinônimo da extensão rural em todo o território mineiro".

TRABALHO COOPERATIVO
Falando em nome da Assembléia, o deputado Geraldo Rezende disse que, ao possibilitar a agricultores e pecuaristas o conhecimento e o manejo de tecnologias modernas, o extensionismo os inclui entre os beneficiários diretos do desenvolvimento, contribuindo para o aumento da produtividade e, conseqüentemente, da renda familiar. Os resultados positivos da extensão rural, segundo Rezende, não se resumem nisso. Atuando junto às comunidades, incentivando a organização e o trabalho cooperativo, a Emater age, na verdade, como um poderoso instrumento de promoção da consciência e da cidadania.

"Hoje, concluiu Geraldo Rezende, temos a honra de homenagear essa jovem de 50 anos que nasceu para inovar. Expressando os sentimentos da gente mineira, a Assembléia felicita a homenageada por meio século de produtiva parceria com nossas populações rurais. Cumprimentamos especialmente o presidente Paulo Severino de Rezende, os diretores Ronald Cezar Gava e Sebastião Cardoso Barbosa, bem como os quadros da empresa, que desempenham com brilhantismo a árdua tarefa de dar continuidade a uma tradição de excelentes serviços prestados a nosso povo."

O presidente da Emater, Paulo Severino de Rezende agradeceu a homenagem prestada pela Assembléia, que para ele representa "a vontade de toda a sociedade mineira". Ele falou sobre os momentos de crise num passado recente, quando a empresa quase foi fechada, e do amplo esforço de seus diretores e servidores para recuperá-la. A solenidade foi abrilhantada pelo Coral da Emater, sob a regência do maestro Luciano Mendes Lima.

MESA
Compuseram a Mesa o deputado Geraldo Rezende; o secretário de Estado da Agricultura, Nuno Casassanta, representando o governador do Estado; o presidente da Emater, Paulo Severino de Rezende; o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor Fabiano Ribeiro do Vale; e o ex-deputado Roberto Amaral.


Responsável pela informação: Eustaquio Marques - GCS - 031-2907800