Alemg retoma trabalhos e elege nova Mesa
A eleição da nova Mesa Diretora da Assembléia marcará, nesta segunda-feira (17), o início da 3ª Sessão Legislativa Or...
18/02/1997 - 02:10Alemg retoma trabalhos e elege nova Mesa
A eleição da nova Mesa Diretora da Assembléia marcará, nesta
segunda-feira (17), o início da 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 13ª
Legislatura. A solenidade de instalação da Sessão, presidida pelo
deputado Wanderley Ávila, será realizada às 14 horas, no Plenário, e
haverá leitura de mensagem do governador do Estado. Já o registro
individual ou por chapa dos candidatos aos cargos da Mesa poderá ser
feito até duas horas antes da reunião extraordinária para a eleição,
que será às 15h30min.
A escolha dos integrantes da Mesa será feita por votação secreta
e poderão concorrer candidatos indicados pelas bancadas ou blocos
parlamentares, de acordo com o princípio da representação
proporcional, ou candidatos avulsos. Para a realização da reunião é
necessária a presença em Plenário da maioria dos membros da Assembléia
ou, no mínimo, 39 parlamentares.
Quórum - O próximo presidente do Legislativo mineiro deverá obter
os votos da maioria dos integrantes da Casa (39 votos). Para os demais
cargos e suplentes o quórum é de maioria simples. Ainda em relação à
presidência, caso o mais votado não alcance os 39 votos, prevê o
Regimento Interno da Assembléia, haverá segunda votação com os dois
candidatos mais votados, decidindo-se a eleição por maioria simples de
votos, isto é, vence o mais votado, observando-se o quórum mínimo de
39 parlamentares em Plenário.
Os cargos em disputa são os de presidente, 1º vice-presidente, 2º
vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º
secretário, 4º secretário e 5º secretário. O Regimento Interno prevê
que a composição da Mesa atenderá, tanto quanto possível, à
representação proporcional dos partidos com assento na Assembléia.
Inscrições para curso sobre gestão pública
Terminam nesta terça-feira (18) as inscrições para os
interessados em participar do Projeto Nova Gestão Pública
Regionalizada - curso destinado a prefeitos, vice-prefeitos,
vereadores, secretários municipais, secretários-executivos das
Associações Microrregionais e Assessores. A promoção é da Assembléia
Legislativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Casa Civil e
Comunicação Social, a Fundação João Pinheiro e a UNA/Ciências
Gerenciais. O curso pretende contribuir para aperfeiçoar o desempenho
dos Executivos e Legislativos municipais, além de promover o
intercâmbio entre agentes políticos e técnicos. O evento tem início
na próxima quinta-feira (20), em Belo Horizonte, na sede do
Legislativo, e chega às macrorregiões através de outros cinco eventos,
a serem realizados entre fevereiro e abril.
Inscrições - As inscrições devem ser feitas na Escola do
Legislativo (Rua Dias Adorno, 367/1º andar; CEP:30.190-100. Tel:
(031)290-7910 e Fax: (031)290-7698). Basta telefonar, enviar fax ou
carta com o nome, endereço, telefone, cidade e função desempenhada. A
taxa de inscrição é de R$ 30,00, pagável no ato do credenciamento (no
dia do evento). Quem quiser participar das atividades nas
macrorregiões tem um prazo maior para se inscrever: sempre até a
véspera do evento.
Cronograma: Belo Horizonte: 20 e 21/2/ Montes Claros: 27 e 28/2/
Patrocínio: 6 e 7/3/ Governador Valadares: 13 e 14/3/ Juiz de Fora: 20
e 21/3/ Varginha: 3 e 4/4
Responsável pela informação: Fabiana Oliveira - GCS - 031-2907800