Realizado

Seminário Virtual Lei Aldir Blanc - Emergência cultural
Início: 23/09/2020 Término: 24/09/2020

Evento on-line que busca ampliar a divulgação de informações sobre a implementação da Lei Aldir Blanc em Minas. Por meio dessa lei, estados e municípios terão acesso a recursos para incentivo ao setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19.

Receba notícias por e-mail

Objetivos

O Seminário Virtual Lei Aldir Blanc faz parte de um conjunto de ações institucionais da Assembleia de Minas com o objetivo de contribuir para a divulgação de informações sobre a implementação e a execução da Lei Aldir Blanc - Emergência Cultural (Lei 14.017, de 29/6/20) em Minas Gerais. Veja as adesões de cada Estado à lei.

Os públicos mobilizados são órgãos do poder público, em especial prefeituras e câmaras municipais, além de organizações da sociedade civil e representantes ligados às diversas expressões da área da cultura.

A ALMG organizou essas ações como integrante da Comissão de Gestão Estratégica para Aplicação e Execução da Lei Aldir Blanc, instituída pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). O seminário e as outras iniciativas institucionais sobre o tema fazem parte de uma ação colaborativa em parceria com os órgãos estaduais e com a sociedade civil da área cultural.

Outras ações da ALMG

Iniciativas da Escola do Legislativo da ALMG:

  • Debate on-line ao vivo (live) no canal da Escola do Legislativo no YouTube, em 11/9/20.
    Debatedores: Aryanne Ribeiro, conselheira estadual de política cultural de Minas; Paulo Morais, da Rede de Pontos de Cultura de Minas Gerais; Alex Tiso, secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas; Sérgio de Paula e Silva Júnior, presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais; e José Oliveira Junior, pesquisador e gestor de Economia Criativa da Secult-MG. Mediadora: Ana Paola Amorim, consultora da ALMG.

  • Curso a distância (EaD) para oferecer orientações a respeito da lei a vereadores, gestores municipais de cultura, assessorias jurídicas de prefeituras, procuradores municipais e sociedade civil. A data de realização do curso ainda será divulgada.

 

Saiba mais sobre a Lei Aldir Blanc

Batizada de Lei Aldir Blanc em homenagem ao escritor e compositor que morreu vítima da Covid-19, a Lei de Emergência Cultural (Lei 14.017, de 29/6/20) foi regulamentada pelo Decreto 10.464, de 17/8/20.

Entre outras ações, a lei prevê a destinação de R$ 3 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios para ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

Para Minas estão destinados R$ 135,7 milhões, o maior volume de recursos que já circularam na área da cultura de uma só vez. Consulte os valores repassados por município.

Entre as principais ações, estão previstas:

  • Renda emergencial mensal para os trabalhadores da cultura.

  • Subsídio mensal para a manutenção de espaços, micro e pequenas empresas, cooperativas, instituições e organizações comunitárias da área da cultura que tiveram suas atividades interrompidas.

  • Editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, espaços, iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária, manifestações culturais, bem como a realização de atividades artísticas e culturais transmitidas por meios digitais.
Desafios na implementação da lei

Os estados e os municípios terão, respectivamente, 120 e 60 dias, a partir do momento que receberem as verbas, para programar os detalhes da distribuição dos recursos.

Se a verba não for usada, será devolvida ao Tesouro Nacional. No caso dos municípios, caso o recurso não seja aplicado em 60 dias, o valor será inicialmente revertido ao respectivo estado, que terá outros 60 dias para executar a verba, restrita ao apoio à manutenção de espaços culturais e a editais e chamadas públicas.

Entre os desafios da implentação da Lei Aldir Blanc nos municípios, destacam-se o curto prazo para executar os recursos; a necessidade de aprovar esses créditos adicionais ao Orçamento 2020; e as dificuldades operacionais de muitas cidades.

Veja as adesões de cada Estado à lei de emergência cultural.

 

Entidades parceiras

Veja a lista das entidades parceiras na preparação e realização do evento:

  • Associação Mineira de Municípios (AMM)
  • Comissão de Gestão Estratégica para Aplicação e Execução da Lei Federal 14.017, de 2020
  • Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec)
  • Conselho Municipal de Política Cultural de Araxá
  • Fórum Permanente de Cultura de Minas Gerais
  • Fundação Clóvis Salgado
  • Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop)
  • Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas)
  • Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc-MG)
  • Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG)
  • Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated-MG)
  • Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secult
  • Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)

Seminário Virtual Lei Aldir Blanc - Emergência Cultural

 

Programação

23 de setembro (quarta-feira)
  • 14 horas: Abertura

    Deputado Bosco
    Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia de Minas.

    Leônidas Oliveira
    Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, representando o governador Romeu Zema.

    Marcelo Álvaro Antônio
    Ministro de Estado de Turismo.

    Rafael Moreno Rodrigues Silva Machado
    Promotor de justiça que representa o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet.

    Julvan Lacerda
    Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM).

    Sérgio de Paula e Silva Júnior
    Presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

    Israel do Vale
    Jornalista. Coordenador geral do Fórum Permanente de Cultura de Minas Gerais.

    Maria Magdalena Rodrigues Silva
    Vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated-MG).

    Janaina Cunha
    Gerente de Cultura do Sesc em Minas, representando o Sistema S no Estado.


  • 15 horas: Painel 1 – Lei Aldir Blanc e a valorização da cultura em tempos de pandemia 

    Bernardo Mata Machado
    Historiador e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ator e diretor de teatro, especialista em gestão pública da cultura. Foi coordenador e diretor do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (2009 a 2014) e secretário adjunto de Cultura do Estado de Minas Gerais (2015).

    José Márcio Barros
    Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

    Mediadora: Flávia de Mello Neves
    Vice-presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e diretora-geral da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte) de Muriaé.


  • 16h30: Perguntas do público (através do formulário Participe Agora)

  • 18 horas: Encerramento
24 de setembro (quinta-feira)
  • 9 horas: Painel 2 – Desafios da implementação e execução da Lei Aldir Blanc no Estado e nos municípios

    Higino Brito Vieira
    Secretário executivo adjunto do Ministério do Turismo.

    Fabiano Piúba

    Secretário de Estado de Cultura do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (2009 a 2011 e 2014), secretário substituto da Secretaria de Articulação Institucional e coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Brasil (2008) do Ministério da Cultura.

    Ney Carrasco
    Presidente do Fórum de Gestores e Dirigentes de Cultura das Capitais e Municípios Associados e secretário municipal de Cultura de Campinas. Doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua como professor.

    Úrsula Vidal Santiago de Mendonça
    Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e secretária de Estado de Cultura do Pará. Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, repórter, editora, apresentadora e cineasta.

    Mediador: José de Oliveira Júnior
    Coordenador da Comissão de Gestão Estratégica para Aplicação e Execução da Lei Aldir Blanc no Estado de Minas Gerais.

  • 11 horas: Perguntas do público (através do formulário Participe Agora)

  • 12 horas: Intervalo

  • 14 horas: Painel 3 – Segurança jurídica na implementação e execução da lei: o que dizem os órgãos de controle e a legislação eleitoral

    Márcio André Santos de Albuquerque
    Secretário de Controle Externo do Trabalho e Entidades Paraestatais do Tribunal de Contas da União (TCU).

    Francisco Humberto Cunha Filho
    Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano - Bicocca. Professor de Direitos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente de honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult).

    Vitor Studart
    Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) e assessor jurídico da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

    Natália Aparecida Ferreira - Apresentação (pdf)
    Analista de controle externo da Coordenadoria para Desenvolvimento do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

    Edson de Resende Castro
    Promotor de justiça e coordenador da Coordenadoria Estadual de Apoio aos Promotores Eleitorais do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG).

 

  • 16 horas: Perguntas do público (através do formulário Participe Agora)

  • 18 horas: Encerramento 

A Escola do Legislativo da ALMG oferece, em sua plataforma de educação a distância (EaD), um material para facilitar o acesso a informações sobre a Lei Aldir Blanc - Emergência Cultural (Lei Federal 14.017, de 29/6/20).

Os técnicos da ALMG fizeram uma curadoria de conteúdo, ou seja, uma seleção e uma organização de materiais produzidos por diversas instituições que já se encontram disponíveis na web sob a forma de cartilhas e vídeos, entre outros formatos. Não se trata de um curso, por isso não será oferecido certificado de participação

O material pode ser útil para diversos públicos: prefeitos, vereadores, gestores municipais de cultura, assessorias jurídicas de prefeituras, procuradores municipais e sociedade civil.

Acesse a Plataforma de educação a distância da Assembleia de Minas.

  • Usuário com cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem:
    - Faça o login (digite seu usuário e senha)
    - Na lista 'Cursos', escolha 'Lei Aldir Blanc: entendendo a execução e a prestação de contas' e clique no link da inscrição.

  • Usuário sem cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem:
    - Cadastre-se na tela inicial
    - Você receberá uma mensagem em seu endereço de email para que confirme o cadastro
    - Verifique sua caixa postal (inclusive a pasta de spam/lixo eletrônico), para confirmar se a mensagem chegou
    - Se a mensagem não chegar, entre em contato com suporte.ead@almg.gov.br
    - Concluído o cadastro, faça o login e escolha, na lista 'Cursos', o item 'Lei Aldir Blanc: entendendo a execução e a prestação de contas'




Áudios

21/09/2020 15:17

Covid-19- Socorro ao setor cultural em pauta

Seminário virtual vai debater e divulgar formas de acesso aos recursos previstos na Lei federal Aldir Blanc. O evento nestas quarta e quinta-feiras (23 e 24/9), pode ser acompanhado pelas redes sociais da ALMG.

00:03:16 | Download (3071kb)

ALMG nas redes sociais

Materiais de referência

Confederação Nacional de Municípios

Secretaria de Estado de Cultura do Ceará

Sistema Nacional de Cultura - Ministério do Turismo/Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural

(A atualização dos conteúdos é de responsabilidade das instituições públicas e entidades que os assinam)

Legislação federal
  • Lei Federal 14.017, de 29/6/20, a Lei de Emergência Cultural que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

  • Medida Provisória 990, de 9/7/20, que abre crédito extraordinário, em favor de transferências a estados, Distrito Federal e municípios, no valor de R$ 3 bilhões, para apoio emergencial do setor cultural devido à pandemia da Covid-19.

  • Lei Federal 14.036, de 13/8/20, que altera a Lei 14.017, para estabelecer a forma de repasse pela União dos valores a serem aplicados pelas prefeituras em ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o estado de calamidade pública. Também traz regras para a restituição ou a suplementação dos valores por meio de outras fontes próprias de recursos pelos estados, pelos municípios ou pelo Distrito Federal.

  • Decreto Federal 10.464, de 17/8/20, que regulamenta a Lei 14.017.
Legislação estadual
Orientação do Tribunal de Contas

Comunicado 24/20, do Portal Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom)
(Informativo do Tribunal de Contas de Minas Gerais sobre como os municípios deverão registrar a transferência de recursos via Lei Aldir Blanc)


Apresentações

Preparação do evento

Valores repassados a estados e municípios pela Lei Aldir Blanc