Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Documento solicita providências e aponta sugestões para a Política Estadual do Livro em Minas Gerais.
Reunião da Comissão de Cultura marca início dos trabalhos de grupo que vai revisar propostas definidas em fórum técnico.
O objetivo do evento é colher sugestões da sociedade para elaboração do Plano Estadual do Livro.
Após o encerramento de um evento institucional, inicia-se a etapa Monitoramento de Resultados.
Nessa etapa, as propostas priorizadas no evento são analisadas pelo Comitê de Representação eleito na Plenária Final. O objetivo é nivelar o entendimento sobre o conteúdo das propostas e indicar sugestões de encaminhamento que possam ser avaliadas pela Assembleia de Minas (requerimentos, projetos de lei, emendas a proposições em tramitação ou sugestões ao Orçamento do Estado).
O Documento Final do Fórum Técnico Semeando Letras e as sugestões de encaminhamento aprovadas pelo Comitê de Representação dão origem a um Relatório de Evento Institucional que, após ser entregue à Mesa da Assembleia, é distribuído à comissão permanente que tem a atribuição de deliberar sobre a maior parte dos encaminhamentos sugeridos.
As proposições legislativas surgidas a partir do Relatório de Evento Institucional são acompanhadas e suas eventuais repercussões são informadas em Relatórios de Monitoramento divulgados periodicamente.
RELATÓRIO DE EVENTO INSTITUCIONAL
O QUE FAZ O COMITÊ DE REPRESENTAÇÃO
O Comitê de Representação de um evento institucional analisa as propostas priorizadas do Documento Final e propõe sugestões de encaminhamentos. O resultado desse trabalho é compilado em um Relatório de Evento Institucional, a ser entregue à Mesa da Assembleia. A próxima fase de atuação do comitê é acompanhar e monitorar a apreciação do relatório pelas comissões e a tramitação das propostas na Assembleia.
O Comitê de Representação do Fórum Técnico Semeando Letras - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas foi instalado em 21/2/18. O objetivo do fórum foi, entre outros, colher sugestões e receber propostas da sociedade para subsidiar a elaboração de um anteprojeto a ser encaminhado à ALMG pelo Executivo.
Composição do Comitê de Representação
MATERIAL DE REFERÊNCIA
BOLETIM DE MONITORAMENTO
O Boletim de Monitoramento procurou associar as propostas priorizadas no evento (veja abaixo) aos seus respectivos desdobramentos, conforme sugestões apresentadas pelo Comitê de Representação.
AÇÃO 4.15: Implementar modelo de banca de livros similar ao de banca de revistas, com proposta conceitual própria, mediante abertura de linha de crédito específica para apoio ao empreendimento, fazendo com que parte do acervo das bancas de livros sejam oriundos de autores, editoras e distribuidoras sediadas em Minas Gerais. META 4.15a: Vinte e cinco bancas de livros integradas a comércios locais implementadas por ano a partir do terceiro ano de vigência deste plano, garantido o subsídio de R$ 10 mil para cada uma e que 25% de seu acervo tenha origem nos autores e editoras sediados em Minas Gerais.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.16: Promover a isenção estadual das taxas de incêndio e sensibilizar as prefeituras para a isenção do IPTU e ISS às livrarias e editoras, por meio de articulação conjunta com as entidades representativas do setor. META 4.16a: Campanha para sensibilização das prefeituras realizada a partir do primeiro ano de vigência deste plano. META 4.16b: Isenção da taxa de incêndio para as livrarias e editoras a partir do primeiro ano de vigência deste plano.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.17: Ofertar curso presencial ou a distância para capacitação/atualização do profissional livreiro, por meio de parcerias com instituições de ensino públicas e privadas e entidades representativas do livro. META 4.17a: No mínimo duas turmas de capacitação/atualização ofertada por ano, ao longo de todo o período de vigência deste plano abrangendo residentes do interior do Estado e priorizando a formação descentralizada ou o ensino a distância.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.18: Promover debates entre órgãos e agentes do poder público e da sociedade civil sobre o Projeto de Lei do Preço Fixo e acompanhar a sua tramitação, com encontros regionais itinerantes contemplando os 17 territórios de desenvolvimento. META 4.18a: No mínimo quatro encontros para discussão do Projeto de Lei do Preço Fixo realizados até o primeiro ano de vigência deste plano. META 4.18b: Campanha direcionada ao público em geral sobre o funcionamento do mercado livreiro em relação à lei do preço fixo.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.19: Criar uma linha de crédito específica do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG - para os diversos segmentos da cadeia da economia do livro, inclusive autores, com fixação da taxa de juros abaixo da praticada atualmente, bem como o "Cartão BDMG", nos moldes do BNDES, para financiar os investimentos e os custos de produção. META 4.19a: Linha de crédito criada até o segundo ano de vigência deste plano. META 4.19b: "Cartão BDMG" criado até o segundo ano de vigência deste plano.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.20: Requerer à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Codemig - a inclusão dos setores do LLLB como componentes da lista credenciada pelo edital de economia criativa, promovendo-se reuniões técnicas, feiras ou workshops entre autoridades da empresa e representantes do setor para sensibilização dos gestores, visando à celebração de parcerias. META 4.20a: Reunião técnica, feira ou workshop realizados no primeiro ano de vigência deste plano.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.21: Requerer ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha-MG - a inclusão dos equipamentos culturais públicos municipais correlatos às áreas de LLLB entre os critérios de pontuação na regulamentação do ICMS Patrimônio Cultural. META 4.21a: Demanda apresentada ao Iepha até o primeiro ano de vigência deste plano.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.22: Aprovar edital periódico e continuado para a compra de livros para as bibliotecas escolares, prevendo-se: consulta prévia às entidades representativas do setor LLLB, a fim de mapear as demandas de aquisição de livros pela SEE; regulamentação, por parte desta secretaria, da política pública de aquisição de livros; e desoneração dos custos de frete para as editoras e autores contemplados no edital. META 4.22a: Consulta às entidades representativas do setor de LLLB formalizada no primeiro ano de vigência deste plano. META 4.22b: Política pública para aquisição de livros regulamentada no primeiro ano de vigência deste plano. META 4.22c: Desoneração dos custos de frete concedida a partir do primeiro ano de vigência deste plano.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.23: Incrementar o número de títulos e exemplares selecionados para o Catálogo Literário da SEE e diversificá-los, com preferência para os autores mineiros, incluindo temas do ensino profissionalizante. META 4.23a: Número de obras literárias incrementado em 50% até o segundo ano de vigência deste plano.
Autoria: Plenária FinalAÇÃO 4.24: Destinar recursos orçamentários para compra de livros para compor o acervo de novas bibliotecas - públicas, prisionais e comunitárias - e para atualização e renovação do acervo das já existentes, por meio de edital. META 4.24a: Edital anual publicado a partir do primeiro ano de vigência deste plano. META 4.24b: Comitê intersetorial instituído para avaliar, recomendar e monitorar a atualização do acervo das bibliotecas prisionais existentes, até o terceiro ano de vigência deste plano.
Autoria: Plenária FinalDocumento solicita providências e aponta sugestões para a Política Estadual do Livro em Minas Gerais.
Reunião da Comissão de Cultura marca início dos trabalhos de grupo que vai revisar propostas definidas em fórum técnico.
Democratização do acesso a bibliotecas pauta discussões do Fórum Semeando Letras, encerrado nesta sexta-feira (24).
21/09/2017
Belo Horizonte sediou uma das etapas do Fórum Técnico Semeando Letras que busca sugestões populares para uma nova lei de...
18/09/2017
Foi aberta, nesta segunda-feira (18.09), no site da Assembleia, uma consulta pública para receber sugestões ao Plano Est...
04/10/2017 18:20
A consulta pública on-line do Fórum "Semeando Letras" vai até o dia 13 de outubro, no Portal da Assembleia.
12/09/2017 15:31
As reuniões, promovidas pelo Executivo e pela ALMG, fazem parte das discussões do Plano Estadual do Livro.