Realizado

Monitoramento dos resultados

Fórum Técnico Semeando Letras - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Início: 27/07/2017 Término: 24/11/2017

O objetivo do evento é colher sugestões da sociedade para elaboração do Plano Estadual do Livro.

Receba notícias por e-mail
Monitoramento de Resultados

Após o encerramento de um evento institucional, inicia-se a etapa Monitoramento de Resultados.

Nessa etapa, as propostas priorizadas no evento são analisadas pelo Comitê de Representação eleito na Plenária Final. O objetivo é nivelar o entendimento sobre o conteúdo das propostas e indicar sugestões de encaminhamento que possam ser avaliadas pela Assembleia de Minas (requerimentos, projetos de lei, emendas a proposições em tramitação ou sugestões ao Orçamento do Estado).

O Documento Final do Fórum Técnico Semeando Letras e as sugestões de encaminhamento aprovadas pelo Comitê de Representação dão origem a um Relatório de Evento Institucional que, após ser entregue à Mesa da Assembleia, é distribuído à comissão permanente que tem a atribuição de deliberar sobre a maior parte dos encaminhamentos sugeridos.

As proposições legislativas surgidas a partir do Relatório de Evento Institucional são acompanhadas e suas eventuais repercussões são informadas em Relatórios de Monitoramento divulgados periodicamente.


O QUE FAZ O COMITÊ DE REPRESENTAÇÃO

O Comitê de Representação de um evento institucional analisa as propostas priorizadas do Documento Final e propõe sugestões de encaminhamentos. O resultado desse trabalho é compilado em um Relatório de Evento Institucional, a ser entregue à Mesa da Assembleia. A próxima fase de atuação do comitê é acompanhar e monitorar a apreciação do relatório pelas comissões e a tramitação das propostas na Assembleia.

O Comitê de Representação do Fórum Técnico Semeando Letras - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas foi instalado em 21/2/18. O objetivo do fórum foi, entre outros, colher sugestões e receber propostas da sociedade para subsidiar a elaboração de um anteprojeto a ser encaminhado à ALMG pelo Executivo.

Composição do Comitê de Representação

MATERIAL DE REFERÊNCIA

Documento final do Fórum Técnico Semeando Letras - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas


O Relatório de Monitoramento associará as propostas priorizadas no evento (veja abaixo) aos seus respectivos desdobramentos. Apresentará, quando for o caso, as repercussões identificadas em ciclos periódicos de monitoramento. Aguarde em breve a publicação do relatório.

Total: 144 propostas
Proposta 1

AÇÃO 1.1: Manter edital de criação, implantação e implementação de bibliotecas públicas municipais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais - SEBPM -, criando bibliotecas preferencialmente em municípios que ainda não possuem este equipamento. META 1.1a: Edital divulgado anualmente, a partir do primeiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 2

AÇÃO 1.2: Fortalecer o edital de criação de bibliotecas públicas municipais com aumento do recurso orçamentário, em 10% suplementares ao orçamento anual, contemplando edificação, ampliação, reforma, acervo, equipamentos, acessórios e mobiliário, compatível com o número de municípios sem biblioteca. META 1.2a: Bibliotecas públicas criadas em 100% dos municípios, respeitado o mínimo de doze por ano, com estrutura mínima, em conformidade com as diretrizes da International Federation of Library Associations and Institutions - IFLA - para bibliotecas públicas, ao longo de dez anos.

Autoria: Plenária Final
Proposta 3

AÇÃO 1.3: Adotar as diretrizes da IFLA na criação e adequação de bibliotecas públicas. META 1.3a: Estabelecimento de diretrizes mínimas para criação e adequação das bibliotecas públicas, até o terceiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 4

AÇÃO 1.4: Ofertar curso de capacitação, presencial e/ou a distância, em elaboração de projeto para o edital de criação de bibliotecas, com recursos governamentais ou parcerias, nos diversos territórios de Minas Gerais. META 1.4a: Curso de capacitação presencial e/ou a distância realizado em cada edital de criação de bibliotecas públicas, a partir do primeiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 5

AÇÃO 1.5: Criar edital específico para adequação das bibliotecas públicas já existentes. META 1.5a: Um edital específico para adequação de bibliotecas públicas realizado por ano, a partir do terceiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 6

AÇÃO 1.6: Garantir destinação regular e crescente de recursos orçamentários para o SEBPM, incluindo contratação de profissionais, de modo que as bibliotecas contem com bibliotecários em seus quadros. META 1.6a: 100% de aumento dos recursos orçamentários e da contratação de profissionais para o SEBPM em cinco anos, com incremento gradual, respeitando o mínimo de 10% por ano, a partir do primeiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 7

AÇÃO 1.7: Oferecer regularmente oportunidades de capacitação para todos os agentes que integram as bibliotecas públicas (com relação a acervo, espaço, acessibilidade, organização, serviços, preservação, atividades, uso de Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs -, etc.). META 1.7a: No mínimo dois cursos de capacitação, presenciais, semipresenciais ou a distância, realizados regionalmente e anualmente, a partir do primeiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 8

AÇÃO 1.8: Selecionar os municípios onde serão localizados os núcleos de referência do SEBPM, iniciando pelos que estão localizados em regiões de baixo Produto Interno Bruto - PIB - e Índice de Desenvolvimento Humano - IDH - municipais. META 1.8a: Quarenta e sete municípios selecionados para instalação dos núcleos de referência do SEBPM, no primeiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 9

AÇÃO 1.9: Estabelecer a criação dos núcleos de referência em ato normativo. META 1.9a: Ato normativo que inclua os núcleos de referência do SEBPM na estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Cultura aprovado até o terceiro ano de vigência deste plano.

Autoria: Plenária Final
Proposta 10

AÇÃO 1.10: Destinar recursos para a instalação e manutenção dos núcleos de referência do SEBPM nas cidades selecionadas. META 1.10a: Cessão de espaço físico para instalação dos núcleos de referência do SEBPM negociada com as prefeituras municipais dos municípios selecionados, até o quinto ano de vigência deste plano. META 1.10b: Concurso público para contratação de pelo menos 47 bibliotecários realizado, até o quinto ano de vigência deste plano. META 1.10c: Sensibilizar os municípios para nomeação e posse dos bibliotecários que já foram aprovados em concurso público vigente.

Autoria: Plenária Final
páginas 1/15
IR PARA


Vídeos

21/09/2017

Semeando Letras incentiva formação de leitores

Belo Horizonte sediou uma das etapas do Fórum Técnico Semeando Letras que busca sugestões populares para uma nova lei de...

00:03:00 | (17868kb)

18/09/2017

Ajude a construir o Plano Estadual do Livro

Foi aberta, nesta segunda-feira (18.09), no site da Assembleia, uma consulta pública para receber sugestões ao Plano Est...

00:03:34 | (21192kb)


Áudios

04/10/2017 18:20

População pode contribuir na elaboração do Plano Estadual do Livro

A consulta pública on-line do Fórum "Semeando Letras" vai até o dia 13 de outubro, no Portal da Assembleia.

00:02:04 | Download (1949kb)

12/09/2017 15:31

Encontros regionais do Fórum "Semeando Letras" estão com inscrições abertas em três cidades

As reuniões, promovidas pelo Executivo e pela ALMG, fazem parte das discussões do Plano Estadual do Livro.

00:02:09 | Download (2021kb)

ALMG nas redes sociais