Acompanhe
Eventos
2014


Entenda o evento

A Marcha contra o Crack e Outras Drogas - Pela Paz nas Escolas e em Defesa da Vida é promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com entidades da sociedade, do Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Procura unir esforços com todos os segmentos em busca de ações de combate às drogas e de preservação da vida, frente a larga disseminação do uso do crack e de seus efeitos no seio das famílias e da sociedade.

No seu terceiro ano consecutivo, incorpora o movimento por Paz nas Escolas, liderado pelo Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz), composto de entidades comprometidas com a prevenção e o enfrentamento da violência nas escolas do Estado, na qual se incluem a Secretaria de Estado de Educação, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Defensoria Pública.

Tem também a adesão de cerca de 5 mil alunos das escolas estaduais de três Superintendências Regionais da Secretaria de Estado da Educação, em Belo Horizonte. A programação pelas ruas dos bairros de Lourdes e Santo Agostinho, em Belo Horizonte, conta a com a participação de fanfarras estudantis, charangas, mascotes de times de futebol e da PM, motociclistas, ciclistas, skatistas, entre outros.

Forpaz - O objetivo do Fórum de Promoção da Paz Escolar é oferecer suporte para que professores e diretores de escolas tenham condições de atuar nas situações de violência e uso de drogas no ambiente escolar.

O Forpaz teve início em 2007, sob a coordenação da Defensoria Pública, e atendia inicialmente Belo Horizonte e a Região Metropolitana. Passou a atender às demais regiões do Estado a partir da instauração da Comissão de Representação do Fórum Técnico Segurança nas Escolas, por ocasião do fórum técnico “Segurança nas Escolas”, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2011.

Desde 2012, o Forpaz vem promovendo encontros regionais em todo o Estado. Deles participam membros da rede como diretores de escola, professores e secretários municipais de educação. No decorrer desses encontros, o enfrentamento do uso de drogas nas escolas e a mediação de conflitos são temas de palestras e grupos de discussões, com espaço para relatos de experiências bem-sucedidas no combate à violência. Além das informações que circulam durante os encontros regionais, a comunidade escolar é estimulada a estabelecer uma rede de parceiros locais com o objetivo de enfrentar as condições geradoras de violência nas escolas da região.

Veja como foi a Marcha contra o Crack e Outras Drogas de 2012 »

Veja como foi a Marcha contra o Crack e Outras Drogas de 2013 »