SRA. NILDA DE FÁTIMA FERREIRA SOARES, Reitora da Universidade Federal de Viçosa – UFV.
Discurso
Legislatura 18ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/11/2015
Página 5, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQO 2002 de 2015
45ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 6/11/2015
Palavras da Sra. Nilda de Fátima Ferreira Soares
A Sra. Nilda de Fátima Ferreira Soares - Boa noite a todos. É um prazer imenso, uma honra e uma alegria estarmos aqui, nesta Assembleia, recebendo esta grande homenagem.
Quero saudar, se a Mesa me permite, os nossos estudantes, porque, se essa escola existe, é para que possamos formar excelentes profissionais, que iniciam o seu estudo básico e o ensino fundamental e caminham até o Coluni, nosso Colégio de Aplicação Coluni, num processo, caro deputado Paulo Lamac, altamente seletivo. Este ano, tivemos a maior concorrência no Coluni, o que nos torna, com o corpo técnico, composto pelos nossos docentes e pelos nossos servidores técnico-administrativos, uma escola que tem sido, reiteradamente, colocada, pelo seu conhecimento e pela demostração da qualidade do ensino, como a melhor escola de ensino público médio do Brasil. Quero fazer um grande agradecimento a esses estudantes que fazem com que, por meio de processo seletivo, do estudo do conhecimento e do processo de provas, a Coluni seja colocada nesse patamar do ranking.
Então quero agradecer ao nosso deputado Paulo Lamac, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, e ao deputado Roberto Andrade, que reconhecem a importância daquela região. O apoio de vocês é fundamental para que a cidade e a região de Viçosa sejam esse grande destaque. Sabemos que Viçosa tem como grande motivação a educação. Que bom que assim o é, porque sabemos que um país, um estado, um município só se alavancam, só se desenvolvem, se colocarem como ponto de referência, como sua base a educação. Não há outro caminho que não seja a educação. Então temos esse grande orgulho de Viçosa ser uma cidade que tem como eixo norteador o desenvolvimento pela educação. Queria agradecer aos dois deputados que sabem a importância de apoiar a cidade de Viçosa, a região de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa, para que possamos crescer cada vez mais. Claro que queria também fazer um agradecimento ao presidente desta Casa, deputado Adalclever Lopes, cuja ausência foi justificada. Queremos deixar os nossos mais profundos agradecimentos entendendo que esta Assembleia tem, em sua presidência, o grande desenvolvimento, o grande avançar que o Estado de Minas precisa.
Quero agradecer também ao nosso secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Temos que ressaltar hoje que é ex-aluno do Coluni. Como o deputado Paulo Lamac disse muito bem, não é por acaso que o Coluni faz de homens e mulheres grandes homens e grandes mulheres. E temos vários exemplos aqui: juízes, secretários, vereadores e professores. Esse é o grande papel da educação, começando pelo Coluni. Vários passaram pelo colégio Coluni e também cumprem um grande papel, em especial aqueles que fazem a defesa e as políticas públicas deste país. Queremos agradecer muito ao secretário João Cruz, e, em sua pessoa, saudar todos os nossos ex-alunos. Não tenho o número exato, mas, nos seus 50 anos, o Coluni tem muitos ex-alunos. Então, em nome deles, quero fazer este grande agradecimento a cada um. Quero agradecer ao juiz de direito e ex-aluno do Colégio de Aplicação Coluni, nosso meritíssimo juiz Dr. Elias Obeid, que me fez um pedido – e vou confessá-lo, pois ele vai me permitir. A universidade tem grande capacidade de internacionalização. Hoje mais de mil alunos ganharam bolsas pelo Ciência sem Fronteiras ou ainda participam dos estudos em algum país ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos. A UFV é a instituição que mais enviou estudantes aos Estados Unidos. Essa é uma oportunidade enorme que a universidade dá a seus estudantes. E ele me pediu que, entre os mais de 150 convênios que temos com vários países do mundo, firmássemos um convênio com o Líbano.
O Líbano tem várias universidades, por exemplo, com excelência na área de irrigação. Com certeza, Dr. Elias, vamos atender seu pedido e fazer parcerias com universidades do Líbano.
Quero agradecer ao vereador Sávio José, ex-aluno e hoje educador, que aqui representa a Câmara Municipal de Viçosa. Ao citar o seu nome, quero saudar toda a comunidade viçosense, que todos os dias abraça a Universidade Federal de Viçosa e especialmente o nosso Colégio de Aplicação Coluni. O apoio que temos é nos dado sempre pela comunidade viçosense. Agradeço ao diretor do Coluni, o Prof. Edson Nunes e, por meio dele, o trabalho, a dedicação de todos que o antecedeu. Desde 1965, quando o colégio foi criado, tivemos vários diretores, que fizeram a história do Coluni junto ao corpo de docentes, de servidores técnico-administrativos e de estudantes. Agradeço ao Prof. Edson pelo trabalho, pela dedicação e também a todos os que compuseram essa história. Também quero agradecer imensamente ao deputado Roberto Andrade, cidadão de Viçosa. Ele entende e ajuda muito no desenvolvimento da nossa cidade e da nossa região. Agradeço a todos os professores que compõem o quadro do Coluni, e aos que já se aposentaram, mas que já compuseram esse quadro e tanto ajudaram a construir essa belíssima história. Quero agradecer aos servidores que estão lá atualmente, aos nossos técnicos-administrativos, pois sem eles não conseguiríamos fazer todo o trabalho que é preciso ser feito. Permitam-me fazer um agradecimento especial a uma ex-servidora que está aqui conosco, a servidora Meire. Ela representa o grande orgulho de termos servidores assim, em especial os que já se aposentaram. Tenho certeza de que ela está aqui pelo amor e pelo carinho que tem pelo Coluni. Também agradeço aos nossos estudantes, como já fiz inicialmente.
Quero ressaltar mais uma vez a alegria dessa homenagem por reconhecer uma escola que se faz pela excelência, primeiramente do seu corpo técnico, os docentes, os servidores técnico-administrativos; e os estudantes, que têm uma dedicação enorme ao Coluni. É através dessa dedicação, que é possível avançar. Temos uma ótima infraestrutura. O CAP-Coluni tem edificação própria, que foi recentemente ampliada, ganhou mais uma biblioteca, mais um auditório, mais espaços para seus laboratórios. Essa dedicação passa pela capacitação e pela formação de seus professores. Atualmente, com certeza, mais de 85% dos professores do Coluni têm doutorado. Eles são doutores. Sempre estamos motivando a capacitação, a formação continuada, a busca de conhecimento e de atualização para que esses professores possam ser verdadeiros transformadores daquele espaço.
Com essa compreensão e motivação, precisamos fazer com que as escolas públicas deste país possam seguir o mesmo caminho do Coluni. Não temos segredos para fazer uma escola de qualidade. A escola de qualidade é feita através da motivação dos professores e dos seus servidores, proporcionando aos alunos um ambiente de estudo cada vez mais adequado. É assim que se faz uma boa escola. É por isso que o Coluni tem essa excelência. Isso é mostrado em todos os rankings.
Quero falar não só aos que nos ouvem da plateia mas também através da TV Assembleia que a UFV conta atualmente com três campi. Temos um campus em Viçosa, um campus em Florestal e recentemente o campus em Rio Paranaíba, que fará 10 anos agora. Contamos com 68 cursos de graduação e 45 programas de pós-graduação.
A Universidade Federal de Viçosa fez toda essa expansão pensando na inclusão, para que, cada vez mais, possamos dar oportunidade aos nossos jovens, a fim de que possam ter perto de sua casa ou mais interiorizado no Estado de Minas Gerais uma universidade de excelência. Como mencionei, temos o campus de Florestal, que completa 10 anos este ano e conta com 10 cursos de graduação. Além disso, temos um programa de mestrado no campus de Rio Paranaíba. Em Florestal temos não só cursos técnicos – o campus existe há 40 anos -, mas também a graduação e a pós-graduação. É esse entendimento que a Universidade Federal de Viçosa tem, ela tem a sua excelência, a sua base, que nasceu em 1926, mas agora compreendeu que precisa estender essa base a vários outros locais. A universidade faz isso sem perder a sua excelência, tem a mesma qualidade de ensino na pesquisa, na extensão nos seus outros dois campus.
Hoje contamos com aproximadamente 20 mil estudantes, quase 3 mil estudantes na pós-graduação. É uma universidade que cuida de sua internacionalização muito fortemente. Como eu disse, temos 150 convênios com outros países. Estamos enviando estudantes pelo Ciência Sem Fronteiras em número muito significativo. Esses estudantes, ao retornarem, vão fazer uma grande mudança, vêm com novos conhecimentos, com um aprendizado diferente de idiomas. Tudo isso é importante para que possamos formar belos profissionais.
A universidade tem contribuído com isso; formamos a cada ano, para a sociedade brasileira, mais de mil profissionais nas mais diferentes áreas. Entendemos que a educação brasileira tem de abraçar cada vez mais esses jovens, permitir, dar espaço para que a juventude brasileira possa ter uma educação de qualidade, uma educação pública, uma educação gratuita, como a que ocorre nas universidades federais. Observando o Plano Nacional de Educação – hoje uma lei -, que até 2024 tem de duplicar o número de estudantes na graduação, triplicar o número de estudantes no ensino técnico, a universidade trabalha e pensa em sua expansão. É preciso abrir-se cada vez mais, para que os jovens possam ter esse espaço de qualidade. Hoje apenas 15% ou 17% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos estão cursando ensino superior. Isso é muito pouco; precisamos abraçar mais jovens, trazer mais oportunidades para esses jovens, para que possam chegar ao ensino superior. Esse é o papel que a Universidade Federal de Viçosa procura cumprir nos seus 90 anos, que completará no próximo ano: 80 anos do campus de Florestal e 10 anos do campus de Rio Paranaíba. Tenho certeza de que a universidade continuará nesse pensamento, nessa missão.
Agradeço mais uma vez ao deputado Paulo Lamac a homenagem. Agradeço a todos aqueles que fizeram essa história belíssima do Colégio de Aplicação Coluni. Deputado, esse colégio cuida não só da formação dos seus estudantes, para que possam continuar na sua vida, ingressar numa universidade ou desempenhar outras profissões, mas também é um local onde cuidamos do ensinamento dos alunos de licenciatura. É um local onde temos mais de 100 estudantes de licenciatura, que têm a oportunidade de fazer o seu aprendizado dentro de um colégio de excelência. Com certeza, esses alunos, que são estagiários da licenciatura, levarão na sua vida profissional o ensinamento, o conhecimento e vão formar escolas de excelência nos ensinos fundamental, básico ou médio. Portanto é um colégio que desempenha o seu papel nas mais amplas e diversas ações.
Mais uma vez, quero agradecer a todos os presentes e parabenizar o CAP-Coluni. Que essa história possa continuar sendo construída dentro da excelência, dentro da qualidade, pensando cada vez mais em dar oportunidade aos nossos jovens para que este país tenha na educação a sua base e a sua mola de crescimento, de que tanto precisamos para avançar em tempos que são difíceis, mas que não são impossíveis. Muito obrigada e boa noite.