Pronunciamentos

SR. MARIO GRAZIANO BORIO, Presidente da Fundação Torino

Discurso

Transcurso do 40º aniversário de criação da Fundação Torino.
Reunião 38ª reunião ESPECIAL
Legislatura 18ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/10/2015
Página 8, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.

38ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 2/10/2015

Palavras do Sr. Mario Graziano Borio


O Sr. Mario Graziano Borio - Antes de tudo, gostaria de cumprimentar o Exmo. Sr. deputado João Magalhães, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; a Sra. Márcia Naves, diretora-geral da Fundação Torino; a Exma. Sra. Aurora Russi, consulesa da Itália em Belo Horizonte; o Sr. Valentino Rizzioli, vice-presidente da Fiat, meu grande amigo; meus colegas da Fiat Chrysler Automóveis e da Fundação Torino; senhores pais de alunos; caros alunos e ex-alunos presentes; senhoras e senhores; boa noite.

Esta é uma noite muito especial para mim e para todos os colegas da Fundação Torino e da Fiat Chrysler Automóveis. A Fundação Torino completa 40 anos de atuação e de presença ativa na vida de Minas Gerais. É fascinante chegar a um momento como este, em que se pode comemorar a formação de praticamente duas gerações de jovens e a partir do qual também se pode contemplar o resultado concreto dessa obra através do crescimento pessoal, intelectual e profissional de alunos e ex-alunos.

A Fundação Torino nasceu da decisão da Fiat de se instalar em Minas, ao escolher Betim para sediar sua fábrica no Brasil. Nossa escola, na realidade, antecedeu a própria fábrica, instalando-se em Belo Horizonte em 1975. Vale recordar que seu objetivo, então, era garantir a continuidade dos estudos dos filhos dos funcionários italianos do grupo que vinham para cá para trabalhar na fábrica que seria inaugurada, um ano depois, em julho de 1976.

Como diretor de recursos humanos da Fiat Chrysler Automóveis e presidente da Fundação Torino, sinto-me à vontade para destacar que a instalação dessa escola reflete os valores que nosso grupo adota em todo o mundo. Conferimos à educação uma importância essencial na formação do indivíduo e na constituição do cidadão. Por isso, são inúmeras as ações do grupo de estímulo à educação.

No momento de sua criação, a Fundação Torino representava o cuidado do grupo com a família dos trabalhadores e com a garantia de uma educação de qualidade para seus dependentes. Com o passar do tempo, tornou-se uma escola bicultural, aberta à comunidade, reconhecida tanto no Brasil quanto na União Europeia. Mas, em momento algum, a fundação perdeu as referências que a originaram.

Esta é, hoje, uma escola que tem propósitos claros e que quer fazer a diferença na vida de seus alunos e da comunidade em que está inserida. É a escola do presente que pretende ser importante no futuro. Por isso, ensina a pensar, estimula o sentir, premia o conviver e forma cidadãos. Essa é a missão da educação.

Permitam-me recordar-lhes os valores que orientam nossa escola: educar e desenvolver; praticar o exercício da cidadania; respeitar e aceitar as diferenças; respeitar e valorizar as pessoas; formar cidadãos do mundo; a ética e a estética. Convenhamos, senhoras e senhores, que são valores que, se fossem aplicados por todos os líderes mundiais, teriam o poder de transformar o mundo. Gosto de sintetizá-los em três palavras fáceis de transmitir: técnica, ética e estética. Isto é: saber fazer, saber pensar, saber sentir. Isto é o que fazemos. Isto é o que compartilhamos há 40 anos com nossos alunos e com a sociedade mineira.

Mais uma vez, muito obrigado por esta homenagem. Boa noite a todos. Muito obrigado.