Pronunciamentos

SAMUEL AMARO, Presidente da Convenção Batista Mineira

Discurso

Agradece a homenagem concedida à Igreja Batista brasileira pelo transcurso do 150º aniversário do início do trabalho batista no Brasil.
Reunião 17ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/11/2021
Página 5, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM. RELIGIÃO.

17ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 8/11/2021

Palavras do pastor Samuel Amaro

O pastor Samuel Amaro - Exmo. Sr. 1º-Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Antonio Carlos Arantes, que, nesta ocasião, representa S. Exa., o deputado Agostinho Patrus, presidente desta Casa Legislativa; Exmo. Sr. Deputado João Leite, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, nós os saudamos nesta noite e acrescentamos a esta saudação que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja sobre a sua vida e a sua casa, assim como a dos demais membros desta Casa.

Srs. Deputados, Srs. Pastores e autoridades aqui presentes, é de extrema e singular importância este momento ou este tempo vivido pelos batistas no Brasil. Sobretudo neste tempo em que se encerram as comemorações do nosso sesquicentenário, a gente começa, deputado João Leite, verificando a nossa história e a nossa trajetória – e o senhor faz parte dessa história também –, a enxergar passos que foram muito bem dados. Como o senhor colocou aqui agora há pouco, o ano de 1977 marcaram a vida de V. Exa. e de sua família. Eu estava chegando a Belo Horizonte para fixar residência, vindo do interior de Minas, dois anos depois: em 1979. Naquele tempo – aquele tempo de muita chuva, aquele ano de muita chuva –, havia algumas alegrias nesta cidade que marcaram a nossa chegada. Eu tenho que me render a isso aqui, muito embora não seja atleticano. Mas, naqueles anos dourados, o Clube Atlético Mineiro voava como está voando nestes tempos de agora. Lembro-me quando a imprensa divulgou a conversão do goleiro do Atlético. Foi algo inédito, naqueles dias, um atleta se tornar um crente. Logo a seguir, a população começou a acompanhar esses passos não só de V. Exa. mas também dos demais atletas de Cristo, que começaram a se organizar a partir daqueles anos. Foi um tempo muito interessante.

Os batistas, no Estado de Minas Gerais, especificamente os quais hoje eu represento – e somos mais de 100 mil –, enxergam, nesses braços do atletismo, da educação e das ações sociais, como foi citado aqui por V. Exa., o braço do verdadeiro Evangelho. Nós podemos dizer, com muita propriedade, que há uma vocação dos batistas brasileiros, Sr. Deputado Antonio Carlos Arantes, uma vocação dos batistas em caminhar junto com a sociedade ordeira e fazer parte da promoção do bem social; ser parte da comunidade no sentido de, como igreja, ser útil na localidade onde ela esteja instalada. Nós primamos pela educação como já citado anteriormente. É reconhecida a história do Colégio Batista Mineiro, que caminha junto com a própria denominação, escrevendo, na história deste país, que é possível fazer a boa educação preservando e mantendo os valores pétreos de uma sociedade ordeira, com base nas Escrituras Sagradas e no princípio da formação familiar do ponto de vista bíblico ou cristão.

Alegra-nos muito sermos reconhecidos hoje como tal denominação. Por isso aqui estamos e respeitamos todas as outras – diga-se de passagem. Mas o nosso coração... E eu hoje aqui, representando esses milhares de batistas espalhados por todo o território nacional, na pessoa do pastor Fausto Aguiar, que é o nosso presidente da Convenção Batista Brasileira, que certamente falará em vídeo daqui a pouco, digo que nos orgulha contribuirmos de alguma forma para que as causas sociais, o bem-estar social, tão sonhado e tão desejado, possa se tornar uma realidade no meio do nosso povo. Lutamos por uma sociedade justa, igualitária, onde os valores da pessoa humana estejam acima de quaisquer outros valores.

Eu me rendo ao trabalho tão bem executado por esta Casa Legislativa. Isso é notório. Eu já estive aqui nesta mesma tribuna em outras ocasiões no plenarinho, na Comissão de Segurança Pública, e ao lado de amigos que tive durante minha carreira militar de 30 anos. Sei que o deputado João Leite também tem uma raiz na nossa coirmã Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Aprendemos, desde a nossa infância, alguns valores que são para a vida e reconhecemos... E aqui deixo devotados os meus reconhecimentos aos trabalhos executado por esta Casa Legislativa neste Estado de Minas Gerais. Parabenizo-os também neste momento em que somos homenageados. Aproveito para dizer, em nome de todos os batistas do Estado de Minas Gerais e do Brasil, que reconhecemos e admiramos o trabalho dos senhores deputados e das senhoras deputadas que integram esta egrégia Casa.

Finalizo minhas palavras externando então essa gratidão, mas com um pedido a Deus: que a boa mão dele, que a iluminação do Espírito Santo possa estar com V. Exas. em tantas empreitadas difíceis e que possamos superar esse tempo, e que já estamos passando por ele, em que a pandemia nos restringiu de uma porção de coisas, mas, daqui a poucos dias, sabemos que tudo isso vai passar e voltaremos à vida normal, à nossa normalidade e continuaremos trabalhando em prol da nossa comunidade mineira, quiçá brasileira. Que Deus os abençoe. O meu e o nosso muito obrigado.