PAULO HENRIQUE MACIEL BARBOSA, Conselheiro da Administração Nacional da União dos Escoteiros no Brasil - UEB.
Discurso
Legislatura 16ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/06/2010
Página 96, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. EDUCAÇÃO.
Proposições citadas RQS 2037 de 2010
19ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 14/6/2010
Palavras do Sr. Paulo Henrique Maciel Barbosa
O Sr. Paulo Henrique Maciel Barbosa - Convido para vir à frente, junto ao Sr. Eduardo, os Deputados Doutor Viana e Dalmo Ribeiro Silva, e os jovens aqui presentes que foram agraciados com o Prêmio Regional Aurélio Azevedo Marques: do Distrito Vale do Aço, do Grupo Escoteiro 73-MG Pedra Negra, Escoteiro Rômulo Góes Campos; do Distrito Zona da Mata, Grupo Escoteiro 02-MG Caiuás, Escoteira Andreza de Oliveira Santos; do Distrito Triângulo, Grupo Escoteiro 18-MG, Escoteiro João Victor Delfino Silva; do Distrito Metropolitano, Grupo Escoteiro 68-MG Rui Barbosa, Escoteira Wyrna Schwenck de Almeida; do Distrito Sul de Minas, Grupo Escoteiro 1º Centenário de Poços de Caldas, Grupo Escoteiro 100-MG, Escoteiro Igor Correa Ramos; do Distrito Lobo-Guará, Grupo Escoteiro 86-MG Massequingue, Escoteira Gyselly Cavalcante do Santos; do Distrito Estrada Real, Grupo Escoteiro 147-MG, Escoteiro Rafael Fernandes Miranda; do Distrito Zona da Mata Leste, Grupo Escoteiro 30-MG Viçosa, Escoteiro Marcos Vinícius Araújo Laurindo de Souza; e do Distrito Rio Grande Centro-Oeste, Grupo Escoteiro 130-MG, Escoteiro Leandro Júnior de Oliveira Silva.
O Prêmio Regional Escoteiro Aurélio Azevedo Marques, em sua primeira edição na Região Escoteira de Minas Gerais, contemplou jovens de ramo escoteiro de 11 a 14 anos, escolhidos pelos distritos, indicados pelos grupos escoteiros, que, desde o ano passado até o mês de junho de 2010, tiveram uma passagem bravo pelo ramo escoteiro à frente de suas patrulhas, de suas tropas, dignos de serem merecedores do Prêmio Regional. Lembramos que vários grupos de escoteiro fizeram indicações. Muitos desses jovens receberam o seu prêmio dentro das suas seções e aqui estão os jovens que recebem o prêmio regional por Distrito Escoteiro.
Esse prêmio recebe o nome do primeiro Boy Scout brasileiro, Aurélio de Azevedo Marques, filho do Suboficial Amélio de Azevedo Marques, que foi um dos suboficiais que trouxeram o escotismo na viagem da Inglaterra para o Brasil. O seu pai, Suboficial Amélio, assim como o Eduardo Werner, conheceram Baden Powell, quando o movimento escoteiro engatinhava na Inglaterra, nos primeiros três anos. Eles trouxeram esse prêmio para o Brasil, e o filho do Suboficial Amélio, Aurélio de Azevedo Marques foi o primeiro escoteiro a realizar uma promessa em território nacional. O nosso prêmio regional - Aurélio de Azevedo Marques - faz alusão àquele que foi o primeiro Boy Scout brasileiro. Parabéns a todos os jovens representantes dos distritos de Minas. Estão faltando somente dois: o Distrito Norte de Minas e o Distrito Alto Paranaíba. O respectivo prêmio será encaminhado ao distrito.