LEONE MACIEL, Prefeito - Sete Lagoas - MG
Discurso
Legislatura 18ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/12/2017
Página 5, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 2999 de 2017
39ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 23/11/2017
Palavras do Prefeito Leone Maciel
Palavras do Prefeito Leone Maciel
Cumprimento os Exmos. Srs. deputado estadual Roberto Andrade, representando aqui o presidente Adalclever Lopes; Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura, neste ato representando o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel; deputado Douglas Melo, nosso amigo, nosso companheiro de Sete Lagoas; Professor Neivaldo, secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais; vereador Cláudio Caramelo, presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas; Cel. Charles Generoso Baracho, comandante da 19ª Região da Polícia Militar; Cel. Marcos José Martins Coelho, comandante do 4º Grupo de Artilharia Antiaérea de Sete Lagoas; e Juarez Ferreira da Luz, delegado-geral e chefe do 19º Departamento de Polícia Civil de Sete Lagoas; os senhores vereadores Alcides Longo de Barros, José da União, Rodrigo Braga e Renato; a vereadora Marli de Luquinha; os secretários, gente nossa de Sete Lagoas; os ilustres cidadãos da nossa querida Sete Lagoas; a Orquestra Jovem, representada pelo maestro Ivson; o ilustre Sr. Antônio Álvaro, representante da Embrapa; os senhores e as senhoras; e os servidores públicos, pessoas que realmente representam a nossa Sete Lagoas. Ilustre Ten.-Cel. Renan, nosso amigo, nosso companheiro, na sua pessoa e na do Baracho, cumprimento a gloriosa polícia do Estado de Minas Gerais.
Hoje é uma noite diferente; noite diferente como o dia também foi diferente. Dia diferente, noite diferente por estarmos na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. É aqui o repositório de todos os pleitos do Estado de Minas. É aqui que o grito de Sete Lagoas, por meio do deputado Douglas Melo, ecoa falando em nome da nossa gente, falando que nascemos para o alto, nascemos para o belo, nascemos para o sublime.
É uma satisfação muito grande falar pelos 150 anos de Sete Lagoas. Há 10 anos falava pelos 140 anos de Sete Lagoas como prefeito. Como vereador por 20 anos, falei por Sete Lagoas muitas vezes e, como presidente da câmara por 10 vezes, fiz vários pleitos por Sete Lagoas junto aos nossos representantes nesta Casa e no Congresso Nacional.
Sete Lagoas sempre se destacou pela bravura da nossa gente, pela nossa posição geográfica e, sobretudo, pelos homens que compõem a nossa sociedade, homens comprometidos, pessoas comprometidas e compromissadas com o ideal constante de transformar a nossa terra na terra dos lagos encantados. São os lagos encantados; são os lagos falados pelo profeta que, chegando lá, sentou-se às margens da ilha do Milito e nunca mais voltou para a vida, ainda sonhando com Sete Lagoas.
Sete Lagoas hoje significa a sétima economia do Estado. Vivemos realmente uma turbulência política, mas com esperança, devido ao apoio inquestionável e intransigente da nossa gente a um governo que, em momento algum da história política de Sete Lagoas, aconteceu, presidente. A nossa câmara é composta por 17 vereadores. Não existe um vereador de oposição na câmara. Todos, com o prefeito, com os secretários, com a sociedade organizada, conspiram realmente, confidenciam todos os dias o progresso e o desenvolvimento de Sete Lagoas, para colocá-la constantemente em posição de destaque em Minas e no Brasil.
Temos muito prazer e muita honra de ter um representante nesta Casa jovem, impetuoso e comprometido, que é o nosso deputado Douglas Melo. Deputado Douglas Melo, a certeza da nossa participação no governo do Estado se deve à sua posição, à sua conduta como nosso embaixador junto a Fernando Pimentel. Acreditamos no senhor. Pode ter certeza de que todos os projetos da 19ª Risp, a liberação da implantação da ETE, que estava presa na Supram há mais de seis anos, prefeito Angelo Oswaldo, realmente se tornou realidade no governo Fernando Pimentel graças ao deputado Douglas Melo. Por isso eu homenageio e aplaudo V. Exa.
São tantas obras. Hoje tivemos o prazer de fazer a inauguração da Ompi, uma empresa italiana que vai gerar 200 empregos. Na verdade, estamos fazendo com que o modal rodoferroviário realmente transforme Sete Lagoas. Mas são tantos pleitos, são tantas demandas reprimidas, tantas vontades reprimidas da nossa gente que é preciso constantemente nesse aniversário, eu e vocês, vocês e eu, comprometermo-nos, perante esta Casa de representantes do Estado de Minas Gerais, em defender e lutar por dias melhores, deputados, para chegarmos à posição de 6ª economia. Tenho certeza, presidente da câmara, que, com a sua participação, haveremos de chegar lá.
Boa noite, Exmo. Sr. deputado estadual Douglas Melo, ilustre representante da nossa terra e autor do requerimento que faz desta uma noite diferente e que vai ficar marcada de forma indelével na história desta Casa. Jamais Sete Lagoas foi homenageada no dia do seu aniversário aqui no plenário da Assembleia. Por isso fica gravado com ferro e fogo, deputado, esse seu requerimento, essa homenagem aos homens que trabalham, às pessoas que trabalham, à sociedade ordeira de Sete Lagoas. Tenho enorme orgulho em representar Sete Lagoas, com tão numerosa comitiva. Agradeço a presença de todos vocês nesta sessão solene em homenagem aos 150 anos de nosso município. Esta Casa, uma referência democrática do Brasil, engrandece ainda mais um momento tão especial para a nossa gente.
No sesquicentenário de Sete Lagoas, conseguimos vencer obstáculos e chegar a esta data tão marcante com muitos motivos para agradecer e comemorar. Agradeço à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais por tornar este dia ainda mais especial. Agradeço aos sete-lagoanos que nunca deixaram de acreditar na sua terra. Agradeço ao funcionalismo público municipal, que, comprometido com a causa pública, tem sido fundamental em nossa luta para fazer uma Sete Lagoas cada dia melhor. Ainda agradeço aos nobres deputados desta Casa, que, mesmo diante de infindáveis necessidades de todos os municípios de nosso Estado, nunca faltaram com a nossa cidade. Toda comemoração pode parecer modesta quando falamos de uma data tão singular, mas, ao contrário do que muitos chegaram a prever, Sete Lagoas vive um momento diferente, muito diferente de quando assumimos a administração do município. Temos força, esperança e a certeza de que 2018, 2019 e 2020 serão marcados por uma performance política positiva e poderemos compensar o nosso povo pela agonia sofrida nos últimos quatro anos.
Como ressaltei, este dia 23 de novembro, véspera dos 150 anos de Sete Lagoas, começou de maneira especial nesta noite especial. Hoje foi inaugurada em nosso município, como já disse, o grupo italiano Stevanato, a Ompi do Brasil, um investimento de R$110.000.000,00 para produzir embalagens de vidro para a indústria farmacêutica, abrindo imediatamente 200 vagas de emprego. Senhores e senhoras, o nosso dia continua especial. Confesso que esta reunião solene em clima tão emocionante não será esquecida, ficará sempre registrada em nossa memória. A nossa cidade celebra uma intensa programação. O seu sesquicentenário em instantes como este certamente se destacarão nessa agenda. Esse é o reconhecimento da importância de nossa terra no conteúdo econômico e político de Minas Gerais.
Obrigado, Exmos. Srs. Deputados, que engrandecem de maneira ímpar a 18ª Legislatura de Minas Gerais. Fui vereador por quatro mandatos, conforme já disse, e presidente da câmara municipal por 10 anos, e sei quanto a atividade parlamentar é ponto central para o desenvolvimento de qualquer unidade da Federação. V. Exas. cumprem muito bem o seu papel. Obrigado, sete-lagoanos, que mostram comprometimento e paixão pela nossa terra, prestigiando tão solene momento oficial. Muito obrigado, deputado estadual Douglas Melo. Parabéns, Sete Lagoas, terra abençoada, nascida para o alto. Muito obrigado a todos vocês por estarem aqui nesta noite memorável. Muito obrigado e que Deus nos abençoe!