Pronunciamentos

JOSÉ NICODEMOS COUTO, Diretor da Escola São Paulo, do Município de Muriaé.

Discurso

Transcurso do 100º aniversário de fundação da Escola São Paulo, do Município de Muriaé.
Reunião 29ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/08/2013
Página 18, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Observação O número que acompanha o requerimento sem número, constante no campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2248 de 2013

29ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 26/8/2013

Palavras do Prof. José Nicodemos Couto


Palavras do Prof. José Nicodemos Couto

Exmo. Sr. Deputado Doutor Wilson Batista, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, representando o deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; meu amigo vereador Manoel Carvalho, da Câmara Municipal de Muriaé, ex-aluno da Escola São Paulo e meu ex-aluno - brilhante, diga-se de passagem; minha querida Profa. Edmen Dias Dutra Oliveira; e minha querida estudante Marina Malafaia Nascimento de Barros Aredes, representando a razão de ser da Escola São Paulo, que são os nossos alunos. É uma honra para a família Escola São Paulo ser recebida aqui. Esta Casa é e sempre foi o berço de muitas lideranças políticas e faz parte de nossas melhores tradições democráticas. Em nome da Escola São Paulo, agradeço, sensibilizado, a oportunidade de comemorarmos aqui, em 26 de agosto de 2013, o nosso centenário.

Gostaria de registrar o meu agradecimento ao deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, pelo convite para esta reunião especial. Agradeço ainda ao deputado Doutor Wilson Batista a iniciativa de promover esta belíssima solenidade e o apreço, o carinho e a confiança com que nos distingue. É um companheiro que tem construído sua atuação política com extrema competência, lucidez e clareza, evidenciando os rumos de sua brilhante trajetória política com a luta pelos interesses da comunidade, com o olhar especial aos menos favorecidos e com profundo respeito aos cidadãos.

Hoje temos presentes aqui, sobretudo, amigos. Gostaria de salientar a importante contribuição de todos para que este dia chegasse. Agradeço o apoio do Instituto Raphael Barreto, entidade mantenedora da Escola São Paulo, e dos seus ex-presidentes, Dr. Ruy Barreto e Dr. José Alcino Bicalho, e do atual, Dr. Raphael José de Oliveira Barreto Neto, por ajudarem na busca incessante de tornar a nossa instituição consciente de suas responsabilidades e crescimento profissional. É bom ressaltar a importância dos nossos colaboradores administrativos e pedagógicos, pois dentro da excelência do processo de trabalho são necessárias pessoas que assumam as responsabilidades em função das características individuais que possuem, planejando, organizando e coordenando esforços que vão determinar o melhor caminho a seguir. Parabéns aos colaboradores e obrigado. E nosso profundo agradecimento ao corpo docente da instituição, profissionais que pautam sua vida num único objetivo: ensinar, transmitir conhecimento, preparar o aluno para a vida, proporcionando-lhe mecanismos que o façam pensar, fazer considerações e, de forma inteligente, escolher o melhor caminho a ser seguido. Parabéns ao corpo docente e obrigado.

O apoio das famílias no dia a dia da escola é fundamental para que possamos estreitar os laços de uma relação com objetivo comum: o de educar a criança e o jovem para a vida em sociedade. Parabéns aos pais e obrigado.

A emoção toma conta de mim quando visualizo anos anteriores e vejo tudo que a Escola São Paulo viveu e conquistou. Um misto de alegria e de saudade me invade. De alegria quando me recordo das dificuldades vividas, enfrentadas e superadas, da boa energia empenhada no crescimento profissional, necessário para atender às demandas que recebemos desde então, o que, resumidamente, podemos chamar de sucesso. Quanto à saudade, tenho um envolvimento pessoal com a instituição desde a minha infância, por intermédio do meu avô, Raphael Barreto, patrono da nossa escola, e de minha saudosa mãe, Dra. Maria do Carmo Barreto Couto, precursora e grande inspiração em minha vida. Aliás, foram muitos os exemplos de generosidade, visão ampliada do mundo e consciência cidadã.

Apesar de todas as incertezas que vivemos hoje, este momento é o ponto de partida para o desenvolvimento e a consolidação de uma instituição ainda mais dinâmica e capaz de impor uma cultura de qualidade e rigor na área educacional. Volto a frisar que tudo que foi construído ao longo desses anos só foi possível graças aos nossos antecessores, que deixaram como legado o exemplo de suas vidas e sua hombridade. Mais que essa maravilhosa homenagem, muito nos honra a preservação da memória daqueles que foram o alicerce de nosso trabalho e cujo exemplo será seguido por muitas gerações. Estamos muito honrados em homenagear todos os ex-diretores, Dr. Mário de Ururahy Macedo, Cônego Ivo Sebastião da Cunha, Prof. Lúcio Gusman, Profa. Lílian Fraga, Profa. Florenci Fraga França, Cap. João e o Prof. Arsênio Alberto Kunh.

Escola São Paulo, 100 anos! O nosso muito-obrigado à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais por essa honraria a nossa entidade. E também a todos os funcionários, ao corpo docente, aos nossos alunos e a seus familiares, especialmente aos nossos ancestrais, pela dedicação, comprometimento e paixão pela Escola São Paulo. As grandes conquistas passam por aqui. Viva a Escola São Paulo! Muito obrigado.