Pronunciamentos

JOSÉ FERNANDO COURA, Presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais - SINDIEXTRA.

Discurso

Transcurso do 20º aniversário de fundação do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais - SINDIEXTRA.
Reunião 52ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 07/12/2011
Página 93, Coluna 3
Assunto CALENDÁRIO. INDÚSTRIA.
Proposições citadas RQS 1737 de 2011

52ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 1/12/2011

Palavras do Sr. José Fernando Coura

Exmo. Sr. Deputado Dinis Pinheiro, Presidente da Assembleia Legislativa; Exma. Sra. Dorothea Werneck, Secretária de Desenvolvimento Econômico, neste ato representando o Governador Antonio Anastasia; prezado conterrâneo Pablito, representando a Câmara de Belo Horizonte – Prefeito José Maria,- a mãe dele é de Dom Silvério, mais um –; prezado amigo e companheiro Gil Pereira, Secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas; Exmo. Sr. Olavo Machado Júnior, nosso líder maior, Presidente da nossa Fiemg, que tem neste momento, sob sua batuta, a retomada das questões pró-Minas Gerais. É muito importante neste momento, Presidente Olavo, essa sua luta, vontade e garra para unir toda Minas, para as questões pertinentes ao nosso desenvolvimento. Prezado amigo Deputado Doutor Viana, Presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Indústria Mineral Eliezer Batista da Silva e autor do requerimento que deu origem a esta homenagem.

Tinha preparado um discurso, mas o Juninho Starling me pediu que eu falasse com o coração, e assim farei, saudando inicialmente os parlamentares aqui presentes, amigos de longa data, companheiros e compreendedores do papel que exercemos à frente de uma entidade de classe, defendendo a indústria. Todos podem ver, no centro do brasão de Minas, dois martelos cruzados para cima, o que, na linguagem mundial da mineração, significa mina em atividade. E no centro há uma lanterna de mineiro. Nada é mais marcante para nossa identidade que o brasão de nosso Estado. E queria saudar os Deputados na figura dos meus amigos Deputado Adelmo Carneiro Leão, da nossa querida Uberaba; Deputado Antônio Júlio, ex-Presidente da Casa; Deputado Carlos Henrique, companheiro e amigo; Deputado Célio Moreira, Presidente da Comissão de Meio Ambiente; Deputado Dalmo Ribeiro Silva, que além de tudo representa nossa querida Ouro Fino; Deputado Durval Ângelo, nosso querido e estimado amigo; Deputado Ivair Nogueira, nosso querido companheiro de Betim; Deputado João Leite; Deputado Sávio Souza Cruz, Presidente da Comissão de Minas e Energia; Deputado Sebastião Costa; Deputado Tiago Ulisses, meu companheiro e amigo. Citar os Deputados e essa presença multipartidária, Deputado Adelmo, já nos engrandece.

Comemorar 20 anos é pouco, é a passagem da juventude para a maioridade, mas, em 20 anos, construímos uma entidade que tem, antes de tudo, o compromisso com a responsabilidade. Defendemos uma mineração que tenha em sua base a sustentabilidade ambiental, o compromisso com sua função social e a competitividade. Isso só é possível contando com meus companheiros e empresários aqui presentes, além de tantas outras entidades presentes, que gostaria de tentar nominar: meu querido amigo e incentivador Mário Werneck, brilhante ambientalista, advogado dos mais competentes de Minas Gerais, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB, acompanhado do Maurício Werkema, também advogado, jovem, que preside a Comissão de Direito Minerário da OAB. Nunca poderia deixar de citar meu querido Presidente Ângelo Machado, essa figura que tão bem representa e traduz a imagem de Minas Gerais e que nos apoia e ajuda a encontrar caminhos; meus companheiros de diretoria, tão presentes aqui, Deputado Dalmo, como meu querido Juninho, o Willer, o Zé Naldo e o Eduardo Ferreira, que foi o responsável por fazer com que eu estivesse à frente do Sindiextra em um momento difícil, no ano de 2001. Cito ainda meus companheiros Hélcio Guerra, João Lúcio, Celso Castilho, Nicolau Pittella e tantos outros aqui presentes. E ainda a presença marcante da imprensa. Vejo aqui figuras que muito nos honram: Luiz Firmino, mais competente jornalista da área ambiental do País, que edita a revista “Ecológico” e que é, sem sombra de dúvida, a marca e a presença de Minas no jornalismo nacional. Ontem houve a cerimônia maravilhosa da entrega do Prêmio Hugo Werneck, com a presença de várias empresas dos setores da mineração para receberem o prêmio. Os competentes jornalistas Paulo César de Oliveira, Carlos Viana e Carlos Lindenberg, essa figura máxima do jornalismo mineiro, Presidente do Ceppo, que é o centro de cronistas políticos, meu caro Presidente Dinis Pinheiro. Portanto, tendo esses amigos, esse conjunto e a minha família aqui presente, completa-se a família da mineração. Minha esposa Lucy, meus filhos Luciana, Fernando e Rafael.

Meu querido amigo Carlos Henrique, não poderia deixar de ter a presença do José Maria Soares, Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais. Esse é um valente combatente, defensor das causas, da honra do trabalho, das melhorias das condições, melhores salários e dignidade para os trabalhadores, que representa, Deputado Adelmo Carneiro Leão, 230 mil trabalhadores em nosso Estado. Meu querido amigo Luís Custódio, Presidente do Sindicato do Açúcar e do Álcool, hoje é uma figura que representa Minas Gerais no fórum das decisões do setor sucroalcooleiro.

Dizem que o melhor vice é o que não fala, que não incomoda, mas que te apoia, como é o caso de Leonídio Pontes Fonseca, meu companheiro de Vice-Presidência nesses últimos 10 anos. Tudo isso, meu querido amigo Fábio Avelar, traduz nessa homenagem o que sintetiza meu querido conterrâneo e amigo José Maria Repolês, Prefeito da minha amiga Dom Silvério. Essa cidade é tão importante no Médio Piracicaba que a nossa na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba é presidida pelo Prefeito de Dom Silvério, acompanhado do seu Vice-Prefeito Dom Bosco Coelho, do nosso Presidente da Câmara de Vereadores de Dom Silvério, o nosso amigo Vampirinho - não precisam ficar com medo, pois ele é gente muito boa.

Não poderia deixar de citar os companheiros do Médio Piracicaba: o meu querido amigo Geraldo Abade, Prefeito de Barão de Cocais; o Breno Starling, Vereador de São Gonçalo do Rio Abaixo; o Gírson de Ávila, Presidente da Câmara de Bela Vista de Minas; o nosso querido Prefeito Gentil, da nossa querida Rio Piracicaba; o Marcos, o Leonan e o Carlos, Vereadores de Bela Vista. Registro também a representação do Ministério Público aqui pela figura desse grande combatente Promotor Edson Baeta, orgulho do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e de quem tenho a honra de ser amigo pessoal.

Para abrilhantar, não poderia deixar de trazer a minha banda, pois uma festa mineira sem banda e sem foguete não é uma festa. O Presidente disse que não poderia ter foguete aqui dentro, mas trouxemos a banda, viu, meu querido Olavo? A banda da nossa Dom Silvério veio para abrilhantar. A maior marca de 20 anos, Deputado Juninho Araújo, é ser reconhecido como legítimo representante da indústria minerária do Estado de Minas Gerais.

Não poderia deixar de encerrar agradecendo a todos os meus associados, colaboradores, funcionários e a toda equipe da Fiemg, que tem com o Sindiextra, meu querido Olavo, um tratamento “vip” e excepcional. A nossa casa Fiemg tem no seu Sindiextra um filho querido. Isso tudo leva ao reconhecimento dos meus poucos funcionários, mas queridos e grandiosos: a Liliane, Anildes, Juninho Starling, Fábio e Márcio. São poucos, mas são grandes, fortes e com o apoio da Fiemg, Trajano, dão a dimensão verdadeira do Sindiextra. Digo, Deputado Doutor Viana, que a marca do Sindiextra é muito maior do que ele próprio, mas o que vale na vida são as ações, os exemplos e a participação.

Deputado Carlos Henrique, a esta Casa nunca negamos a nossa presença. Sempre estivemos aqui. Estamos abertos a discutir com responsabilidade as questões que possam levar adiante, meu querido Paulo César, o desenvolvimento da nossa Minas Gerais. Gostaria de encerrar com uma frase do Prof. Gorceix, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto, que é hoje, Paula, marcante e traduz o momento da mineração no Estado. Minas Gerais tem um coração de ouro num peito de ferro. Muito obrigado e boa noite.